Província Santa Cruz - Franciscanos - OFM - Belo Horizonte, MG
Santo Franciscano do dia
            Carisma             Santos Franciscanos      
Aniversário da fundação da Ordem Franciscana
16 abr
A+ a-

Memória de São Francisco de Assis.

O místico cantor das criaturas, o santo do amor e da fraternidade universal, o renovador da sociedade segundo o espírito do Evangelho, o estigmatizado por Cristo, depois de se converter começou a atrair pessoas que pretendiam ficar sob a sua direção. Primeiro formou-se um grupo de doze, e depois foram-se multiplicando sempre mais. A Ordem dos Frades Menores brotou do espírito e do coração de Francisco quando ele com os primitivos companheiros viviam em Rivotorto, na Porciúncula. Do papa Inocêncio III obteve verbalmente a aprovação da Ordem a 16 de Abril de 1209; a aprovação oficial, por escrito, só foi concedida por Honório III a 29 de Novembro de 1223, pela bula da aprovação da Regra, "Solei annuere". Aos seus seguidores legou o Pobrezinho o seu amor à pobreza, a mensagem de Paz e Bem, e o código do Evangelho como norma de vida.

Os filhos de São Francisco estão espalhados por todo o mundo, dedicando-se a atividades pastorais, missionárias, científicas, educativas, assistenciais, caritativas. Constituem um forte e válido movimento ao serviço da Igreja. Consideram-se e chamam-se franciscanos todos os que pertencem a uma das três Ordens instituídas por S. Francisco.

A Primeira Ordem está divididas em três famílias: A Ordem dos Frades Menores que procura a conformidade com Cristo na pobreza evangélica e no apostolado da pregação a fiéis e infiéis; os Frades Menores Conventuais que se propõem a observar o Evangelho de Jesus Cristo em obediência, sem nada de próprio e em castidade, e em todas as formas de apostolado, entre fiéis, dissidentes e infiéis; e os Frades Menores Capuchinhos que professam a imitação de Cristo no ascetismo e no apostolado, segundo a mais estrita tradição franciscana.

A Segunda Ordem foi fundada por São Francisco na Porciúncula, em 18 de Março de 1212, quando Santa Clara vestiu o hábito das Senhoras Pobres da Penitência. O ideal evangélico estendia-se assim às mulheres. As Clarissas, divididas em diversas famílias, são hoje cerca de 22.000 no total, em 1.075 mosteiros.

A Terceira Ordem Franciscana, (Ordem Terceira de São Francisco) foi instituída por São. Francisco em 1221, para convidar pessoas que continuam no mundo a uma mais perfeita vida evangélica. Hoje há um ramo especial de pessoas a viverem em comunidades, a Terceira Ordem Regular.

Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação