Sobre o novo livro de Frei Celso: Franciscanismo – estudos e reflexões
Notícias
            Informações             Notícias             Sobre o novo livro de Frei Celso: Franciscanismo – estudos e reflexões
30/10/2019 EPC Notícias Sobre o novo livro de Frei Celso: Franciscanismo – estudos e reflexões
A+ a-

Depois de ausentar-me da vida acadêmica (dar aulas, ministrar cursos, proferir alguma conferência), decidi continuar estudando. Troquei o ser professor por ser estudante. Feliz troca! Descobri que é melhor estudar, pesquisar, escrever, sem a pressão de agenda. Tive tempo para analisar melhor algum problema, refletir sobre algum tema que me incomodava, buscar respostas a questionamentos ainda não suficientemente abordados. Tudo isso sem a obrigação de publicar ou de levar para uma sala de aula. Mais ainda: para afastar qualquer sentimento de estrar pressionado, estudei e escrevi com o propósito de não publicar nada.

No entanto, depois de algum tempo, o Ministro Provincial, Frei Hilton, começou a insistir para que eu publicasse o resultado de meus estudos. O reiterado pedido dele obrigou-me a repensar, e a obediência disse-me que deveria retroceder em meu propósito.

Desse modo, reuni trinta artigos, uns bastante prolixos e outros muito resumidos. Os primeiros são resultado de uma pesquisa mais intensa e detalhada. Os outros, respostas a perguntas práticas de confrades, entram nessa coletânea por insistência dos que chegaram a conhece-los. Julgam que, embora sintéticos, oferecem uma visão global sobre os temas abordados. A maioria é constituída por textos inéditos.

Como se trata de uma coletânea, não existe um nexo ou sequência lógica entra as diversas unidades. Nem ordem cronológica. Uma vez que as unidades são independentes, cada uma tem a sua introdução e a sua conclusão, o que dispensa uma introdução e uma conclusão gerais.

Quanto a divisão em três grupos, não é devida a uma proximidade dos temas, mas antes a metodologia adotada. A primeira parte tem a predominância da crítica textual, a segunda, a da abordagem histórica; a terceira, a de caráter de reflexão. Diz-se predominância porque, em todo estudo meu, sempre privilegio metodologicamente a crítica textual, a abordagem histórica, sem perder o tom reflexivo.

O título, “Franciscanismo: Estudos e Reflexões”, é o que mais diretamente e sem grandiloquência traduz a simplicidade do trabalho. E a metodologia foi a de ler nas entrelinhas, de garimpar ou de respingar detalhes das Fontes Franciscanas e, depois, concatena-las de maneira lógica.

Sobre Frei Celso

Frei Celso Márcio Teixeira é Frade Menor, Doutor em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antoniana, em Roma. Lecionou disciplinas na área da Teologia Espiritual e da Teologia Sistemática. Sua produção acadêmica se situa no campo da Espiritualidade e da História Franciscana. Trabalhou por muitos anos no antigo CEFEPAL de Petrópolis, ocupando-se sobretudo de inúmeras traduções de obras do Franciscanismo. Um dos trabalhos a se ressaltar foi a coordenação e a tradução de algumas biografias, além da organização das Fontes Franciscanas e Clarianas em português, publicadas conjuntamente pela CFBB e Editora Vozes.

Atualmente reside na Fraternidade Rivotorto, em Ribeirão das Neves, e tem-se dedicado a diversos trabalhos no campo do Franciscanismo, como artigos, traduções, assessorias e retiros. Também acompanha a chamada “Experiência Franciscana”, da Conferência da Família Franciscana do Brasil, que acontece nos lugares ligados à memória de Francisco e Clara e da tradição Franciscana na Itália.

Dados do livro

  • Título: Franciscano: Estudos e Reflexões
  • Autor: Celso Márcio Teixeira
  • ISBN: 978-85-64-033-07-8
  • Diagramação e arte da capa: Fr. Fabiano Aguilar Satler
  • Número de Páginas: 611
  • Idioma: Português
  • Edição: 1º edição
  • Ano de lançamento: 2019
  • Código de Barras: 9788564033078

O livro pode ser adquirido por meio do e-mail secretaria@ofm.org.br. O valor do livro é de R$ 90,00 (mais frete).

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação