Secretariado de Missão e Evangelização promove formação sobre a Fratelli Tutti
Notícias
            Informações             Notícias             Secretariado de Missão e Evangelização promove formação sobre a Fratelli Tutti
30/11/2020 Frei Oton Júnior Notícias Secretariado de Missão e Evangelização promove formação sobre a Fratelli Tutti
A+ a-

Na manhã de sábado, dia 28 de novembro, o Secretariado de Missão e Evangelização promoveu uma formação sobre a nova encíclica do papa Francisco, Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e amizade social.

Devido à pandemia, o Secretariado optou por um formato híbrido: os frades estudantes de teologia participaram presencialmente, na fraternidade Beato Duns Scotus, em Belo Horizonte, e os demais frades da Província puderam participar de modo remoto.

Os expositores foram Frei Jonas Nogueira e Frei Oton Júnior, ambos, professores no Instituto Santo Tomás de Aquino. Frei Adelmo Francisco fez a moderação do encontro. Os três frades são membros do Secretariado de Missão e Evangelização.

Em suas exposições, os frades ressaltaram os elementos fundamentais da encíclica, bem como suas limitações. Dentre as principais contribuições, os frades destacaram que Fratelli Tutti deve ser lida dentro de uma grande proposta de Francisco de uma nova sociedade, que ultrapassa o mundo católico e mesmo cristão. Assim devem ser consideradas a encíclica Laudado Si', o encontro Economia de Francisco (celebrado entre 19 e 21 de novembro), o Pacto Global pela Educação e, finalmente, a encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social.

Como limitações da Encíclica, foi ressaltado que, embora o papa tenha se inspirado na tradição islâmica para escrever este texto, ainda não foi capaz de incorporar textualmente elementos da religião islâmica, o que sinalizaria ainda mais uma amizade respeitosa entre as religiões.

Tanto os frades presentes quanto aqueles que participavam de modo remoto puderam comentar e fazer perguntas aos expositores, constituindo assim um rico encontro formativo, entre irmãos.

Ao final, avaliou-se com muita positividade um modelo de formação assim, sendo possível repeti-lo futuramente.
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação