Reforma da capela do Guardianato Rivotorto
Notícias
            Informações             Notícias             Reforma da capela do Guardianato Rivotorto
09/05/2019 Frei Joaquim Fonseca, OFM Notícias Reforma da capela do Guardianato Rivotorto
A+ a-
"Pela Liturgia da terra participamos, saboreando-a já, na Liturgia celeste celebrada na cidade santa de Jerusalém, para a qual, como peregrinos nos dirigimos e onde Cristo está sentado à direita de Deus, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo (Sacrosanctum Concilium, 8)."

A comunidade franciscana do Guardianato Rivotorto, bairro Areias de Baixo, em Ribeirão das Neves (MG), teve sua capela externa reformada recentemente. A capela antiga, construída por frei Moisés José Bastos, no ano de 2006, era, na verdade, um pequeno oratório de características neobarrocas. Metade daquele espaço era ocupado por um dormitório com banheiro, sendo a outra metade, pelo oratório, propriamente dito. Além do espaço ser inviável para celebrações com grupo de mais de seis pessoas, a madeira que revestia o teto e o altar estava completamente comprometida pela ação de cupins.

O projeto de revitalização do espaço foi elaborado pela arquiteta Juliana P. Fonseca. A reforma consistiu, inicialmente, na demolição da parede divisória e das instalações sanitárias, deixando um vão livre de 24 m2. A partir desse espaço, agora ampliado, se procurou seguir as atuais orientações litúrgicas e pastorais: a centralidade do Altar, símbolo do Cristo Ressuscitado, que nos alimenta com o sacramento de seu corpo e sangue; do Ambão, lugar onde Cristo nos alimenta com o pão da Palavra (SC 7); do protagonismo da Assembleia, símbolo da Igreja, Corpo de Cristo. Também se levou em conta o lugar da Presidência, lembrando-nos que é Cristo, o bom Pastor, quem preside toda e qualquer ação litúrgica.

Vinculado ao lugar da presidência, na parede dos fundos, foi pintado um afresco do Cristo Pantocrator. Essa bela obra de arte é de autoria de Ir. Laíde Sonda, religiosa pertencente à Congregação das “Pias Discípulas do Divino Mestre”. Ir. Laíde é arquiteta reconhecida em todo o Brasil, pelos inúmeros projetos de construção e reforma de igrejas e capelas. Ela foi, por vários anos, assessora da CNBB, ocasião em que coordenou as atividades do setor “Espaço litúrgico e arte sacra”. É membro da equipe de arquitetos que acompanham a conclusão das obras da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação