Quinto dia do Capítulo Geral
Notícias
            Informações             Notícias             Quinto dia do Capítulo Geral
08/07/2021 franciscanos.org.br Notícias Quinto dia do Capítulo Geral
A+ a-

Na quinta manhã do Capítulo Geral, nesta quarta-feira, 7 de julho, Frei Caoimhin O’Laoide e Frei Isauro Covili Linfati, da Comissão da Ordem para a Salvaguarda de Menores, destacaram a realidade e a gravidade do fenômeno do abuso sexual de jovens e adultos vulneráveis pelo clero e religiosos, e a grande importância para a nossa Ordem e para a Igreja de promover uma cultura de cuidado e salvaguarda das pessoas vulneráveis.

Frei Antonio Scabio, psicoterapeuta profissional e Definidor geral, falou da experiência das vítimas de tão trágica violência e dos graves traumas, que devem estar sempre no centro de nossa resposta ao abuso sexual, e da necessária resposta de compaixão e responsabilidade para com elas, suas famílias e as comunidades que foram feridas. A Comissão afirmou que nós, como frades franciscanos, “somos chamados a ter respeito pela dignidade e o valor de cada ser humano e (que devemos) nunca explorar ou abusar do poder que podemos ter como membros de uma ordem religiosa ou como um ministro ordenado da Igreja”.

Frei Aidan McGrath falou sobre as recomendações da Comissão, que incluem a formulação de um projeto de Estatutos a serem inseridos nos Estatutos Gerais da Ordem, bem como o desenvolvimento de um Código de Conduta Ministerial claro, com diretrizes e procedimentos a serem aplicados a todos os irmãos e Entidades da Ordem.

Como sublinha a Comissão, a nossa Ordem tem a obrigação de “não fazer vistas grossas” ou calar-se, e existe uma séria necessidade de desenvolver a consciência, a educação e o diálogo aberto em nível dos conventos e paróquias locais, na Formação Inicial e Permanente dos Frades, e para nossos pessoal, voluntários e colaboradores. Os líderes das entidades são convidados a formar os frades e a colaborar com outros religiosos e profissionais leigos em um ministério proativo de cuidado e salvaguarda das pessoas que sofrem abusos em nosso mundo. Um recurso de formação recomendado para os frades que serão designados para este ministério é o programa de formação básica e especializada que oferece a Pontifícia Universidade Gregoriana em https://childprotection.unigre.it/

Os capitulares reuniram-se em grupos linguísticos para discutir como as Entidades podem garantir uma maior coerência na sua resposta ao fenômeno dos abusos sexuais de crianças e adultos vulneráveis, e na sua abordagem ao tratamento adequado de todos os assuntos relacionados com as denúncias desta natureza.

À tarde, Frei Cesare Vaiani e Frei Sinisa Balajic apresentaram o Relatório do Secretário Geral para a Formação e os Estudos (SGFE). Descreveram as iniciativas específicas do SGFE nos últimos seis anos e falaram das instituições de formação e educação existentes na Ordem, como a Pontifícia Universidade Antonianum (PUA) e os centros de pesquisa de Roma, Estados Unidos, Cairo e Hong Kong. Destacaram vários programas novos e inovadores introduzidos nos últimos seis anos, como o Curso de Bacharelado em Ecologia Integral oferecido pela PUA desde 2020.

As reflexões e propostas do SGFE incluíram a necessidade de acompanhar tanto as Entidades que aumentam numericamente como as que diminuem, a formação dos guardiães, a formação da identidade franciscana para todos os frades, o trabalho em rede entre os centros de estudo e a importância do mundo digital.

Estas reflexões e propostas, junto com as realidades e necessidades da formação nas diferentes Entidades, foram discutidas pelos Capitulares nos diferentes grupos linguísticos.


Texto e fotos da Equipe de Comunicação do Capítulo Geral 2021

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação