Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Notícias
            Informações             Notícias             Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
05/08/2019 EPC - Fotos: Edilson Sodré Notícias Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Foto: Edilson Sodré
A+ a-

No dia 03 de agosto, por ocasião da festa dos 70 anos da Província Santa Cruz, mais de 900 pessoas seguiram em Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, numa vivência do Perdão de Assis.

Para ver as fotos da peregrinação, clique aqui.

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Em 2017, a Erminda recebeu do papa Francisco o título de Basílica da Piedade, a menor basílica do mundo. Na Ermida encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, atribuída a Aleijadinho.

Participaram da peregrinação as fraternidades provinciais, OFS, JUFRA, Amigos de São Francisco, paroquianos de várias cidades (Belo Horizonte, Salinas, Jequitinhonha, Citrolândia, Betim, São João del Rey, Santos Dumont, Sete Lagoas, Vale do Jatobá), entre outros. A peregrinação se iniciou com o café da manhã comunitário na Praça Antônio da Silva Bracarena, e, em seguida, se iniciou a caminhada para a Basílica Ermida de Nossa Senhora da Piedade, dinamizada com reflexões, cantos, preces e o terço. Os fiéis levaram faixas e poesias inspiradas na temática da Carta Encíclica Laudato Si’.

Após o almoço, que foi servido no alto da Serra da Piedade, os peregrinos organizaram breves apresentações culturais na temática da Laudato Si’. Em seguida, participaram da Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Provincial, Frei Hilton Farias de Souza, às 15h, na Igreja das Romarias.

Inspiração franciscana

Na Itália, a Porciúncula distingue-se como o lugar originário da mística franciscana de reconciliação. Esse santuário mariano caracteriza-se como o espaço da vivência da fraternidade, do perdão e da misericórdia. Tradicionalmente, na noite que antecede a celebração de Santa Maria dos Anjos, pessoas oriundas de diferentes realidades existenciais dramáticas, provenientes da Itália, de países de todo o mundo, especialmente do continente europeu, fazem uma romaria a Assis, na busca de se reconciliar consigo mesmo, com Deus e com os irmãos. Milhares de peregrinos recorrem à Santa Maria e ali sentem-se amados, acolhidos, perdoados, dispostos a retomar a experiência cotidiana na alegria e revigorados por um sentido autêntico para a vida.

O mesmo espírito perpassou a peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no qual a Província Santa Cruz, por meio das vidas que toca ao longo do caminho, manifestou o desejo de continuar semeando a Paz e o Bem em terras mineiras com a inspiração de São Francisco e de Santa Clara.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação