Papa anuncia o tema da JMJ de Lisboa
Notícias
            Informações             Notícias             Papa anuncia o tema da JMJ de Lisboa
25/06/2019 A12 (Foto: Gustavo Cabral) Notícias Papa anuncia o tema da JMJ de Lisboa
A+ a-

O Papa Francisco anunciou o tema da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em 2022, em Lisboa. Além disso, o tema das edições diocesanas também foi divulgado pelo Santo Padre, durante o XI Fórum Internacional de Jovens, em Roma.

Seguindo o percurso do Sínodo dos Jovens, que precedeu a Jornada Mundial da Juventude do Panamá três meses mais tarde, o Papa almeja uma grande sintonia entre estas duas vias, confiando esta intenção à poderosa intercessão de Maria. “Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”, disse Francisco.

Em 2020, a celebração da JMJ acontece a nível diocesano, no Domingo de Ramos (5 de abril), tendo como tema "Jovem, eu te digo: levanta-te” (cf. Lc 7, 14 e Christus vivit 20). Para 2021, com celebração igualmente a nível diocesano (28 de março), a proposta é a passagem do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos relativa à conversão de São Paulo:“Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16).

Recordando suas palavras no Panamá, o Papa disse aos jovens que se reuniram no Vaticano que eles são o “hoje de Deus, o hoje da Igreja”. Francisco destacou ainda que a Igreja necessita dos jovens para ser plenamente ela mesma.

Segundo um comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o verbo “levantar”, no texto original de São Lucas, tem também o significado de “ressuscitar”, “acordar para vida”. Assim, os jovens são convidados a “levantarem-se” e a “apressarem-se” para viverem o apelo do Senhor e anunciarem a Boa Notícia, seguindo o exemplo de Maria.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação