O que quer dizer "celebrar um capítulo"?
Notícias
            Informações             Notícias             O que quer dizer "celebrar um capítulo"?
02/07/2021 FRATERNITAS | Notiziario Internazionale OFM Notícias O que quer dizer "celebrar um capítulo"?
A+ a-

Desde o VIII século, os monges beneditinos reuniam-se, depois da Hora Prima, no início da manhã, a fim de escutar a leitura de um “capítulo” (capitulum) da Regra para os Monges de S. Bento. Pouco a pouco, essa reunião da comunidade monástica foi designada “o Capítulo” (do mosteiro), e o local onde se reuniam: “a sala capitular”.

Nos mosteiros havia dois tipos de capítulo. Um servia para consultas: o Abade ou a Abadessa pedia conselho da comunidade a respeito de algum assunto. O outro tipo de capítulo servia para a formação: o Abade ou a Abadessa fazia um comentário sobre o significado de um texto da Regra apenas lido.

O “Capítulo geral” foi estabelecido pelos Monges Cistercienses, em 1195. Todos os Abades cistercienses,.uma vez por ano, se reuniam na Abadia de Cîteaux, na França. Em 1215, o IV Concílio de Latrão (no cânone 18) estabeleceu que todas as Ordens religiosas celebrassem “capítulos” em ritmo regular (anual, trienal, etc.), seguindo o exemplo dos Cistercienses, como meio de promover a reforma da vida religiosa.

Assim, a palavra “capitulum”, nos tempos de S. Francisco, havia já adquirido um significado e gozava de longa e variada tradição. Desde 1209 até 1217, mais ou menos, celebrava-se um “Capítulo geral” duas vezes por ano: na festa de Pentecostes (maio- junho); e na festa de S. Miguel (29 setembro). Num período sucessivo (1218-1223), os Ministros da Itália e regiões limítrofes celebravam, cada ano, um capítulo em Pentecostes e também “capítulos provinciais”, a cada ano na festa de S. Miguel. A cada três anos, os Ministros das Províncias “além dos Alpes” participavam do “Capítulo geral” na Porciúncula. Nossa costumeira prática, de hoje, estabelece um Capítulo na Província ou Custódia a cada três anos, e um Capítulo geral a cada seis anos na Ordem.

Capítulo Geral 2021

De 03 a 18 de julho de 2021 acontecerá o Capítulo geral da Ordem dos Frades Menores em Roma, com o tema Renovar nossa visão, abraçar nosso futuro.

Os 118 Capitulares esperados para essa  celebração de nossa Fraternidade mundial reunir-se-ão no Collegio Internazionale Cappuccino di San  Lorenzo da Brindisi, que se encontra na metade do caminho entre o Aeroporto Leonardo Da Vinci de Fiumicino e o centro histórico de Roma.

Com efeito, este próximo histórico Capítulo geral de 15 dias, em Roma, promete ser especial  em vários modos. Nos tempos atuais e incertos de nosso mundo, nós, Frades Menores, rendemos graças pelo dom da Fé e da Fraternidade, que são uma certeza, pelas experiências de Bondade e Beleza que nos circundam, e pela Esperança que brota eterna no coração humano. Rezemos pelos nossos Capitulares e por toda a nossa Ordem para que respondamos com alegria à exortação da Epístola aos Efésios: “Desperta... e Cristo te iluminará!” (Ef 5,14).

Para todas as informações sobre o Capítulo geral 2021: ofmcapgen2021.org

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação