O Evangelho nos leva a ser contra as políticas de fronteira de Trump
Notícias
            Informações             Notícias             O Evangelho nos leva a ser contra as políticas de fronteira de Trump
26/07/2019 Por William Critchley-Menor, SJ (America) via Dom Total Notícias O Evangelho nos leva a ser contra as políticas de fronteira de Trump Religiosos protestam no Senado dos Estados Unidos e são presos por sua coerência evangélica.
Líderes e defensores católicos protestam contra o manejo do governo Trump contra crianças imigrantes detidas durante um 'Dia de Ação' em 18 de julho no prédio do Senado Russell em Washington, D.C. (CNS)
A+ a-
"Em todas as épocas, Deus nos envia oportunidades de viver o Evangelho e crescer em santidade."

Rezamos os Mistérios Dolorosos quando 70 de nós fomos presos no Edifício do Senado Russell na última quinta-feira (18), por protestar contra a detenção de crianças imigrantes na fronteira. As decisões que permitem a sua detenção, centram-se no fato de serem arrancadas das famílias e deixadas em instalações lotadas sem acesso a um chuveiro, essas condições são de fato um mistério doloroso. Mas o que eu vi quando minhas mãos estavam presas e algemadas com um plástico amarrotado foi um mistério luminoso.

Enquanto estava na entrada do edifício com as luzes das janelas altas, vi fileiras de católicos ao meu redor e acima de uma varanda, senti a presença da Comunhão dos Santos. Não era diferente de sentar na igreja, onde grupos e multidões de santos e anjos são retratados ao nosso redor. Ficamos em um corredor, um espaço sagrado onde as exigências do Evangelho eram sentidas e onde a vasta diferença entre o reino de Deus e o reino dos principados da Terra era clara.

Do outro lado da entrada havia uma jovem irmã dominicana vestida de branco. Ao lado dela, um velho frade franciscano de marrom. Conectando-nos havia muitos outros: irmãs, leigos, padres, jovens e velhos, negros e brancos. Estavam todos orando: “Santa Maria, Mãe de Deus, ora por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”, como me foi dito: “Você está preso!”.

“Então somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse falando através de nós. Nós te imploramos em nome de Cristo, reconciliem-se com Deus”, escreveu São Paulo aos coríntios.

E tive um vislumbre de tal embaixador quando me sentei ao lado de Kathy Boylan, do Catholic Worker, enquanto éramos processados pela Polícia do Capitólio dos EUA. "Precisamos de uma pessoa de contato", ela foi informada. "Todas as minhas" pessoas de contato "estão aqui comigo", ela respondeu. Ela mora em uma casa com outros cristãos que foram chamados para trazer seus corpos para a mesa da diplomacia entre o céu e a terra. Eles têm pouco espaço para compromissos, não pensam em sucesso, mas estão empenhados na fidelidade. Eles tentam, da melhor maneira possível, implorar ao mundo que se junte a eles em “abrir os caminhos antigos” e “vestir-se de Cristo”.

Avivar o fogo dos velhos costumes e implorar a reconciliação nem sempre exige que alguém seja preso. Isso exige algo radicalmente diferente do que o mundo oferece. O testemunho de pessoas como Kathy, que vive em pobreza voluntária e foi rápida no momento de me dizer todas as maneiras que eu posso lutar contra a proliferação nuclear, o aborto, o nacionalismo branco e a guerra, me ensinou mais uma vez que a vida cristã pede muito mais.

É por isso que os católicos sempre se envolveram em tais atos de resistência: para iluminar a incompatibilidade entre o Evangelho e tragédias como aquelas que Kathy me encorajou a me opor. Temos também que, deve-se notar, reconhecer nossa parte de culpa por apoiar tais coisas.

Não tinha a menor ilusão de que ser preso enquanto rezava o rosário em um prédio com ar condicionado em Washington pedindo a liberdade das crianças imigrantes em detenção injusta. Não deveria receber mais atenção do que as centenas de católicos da fronteira que prestam serviço direto aos migrantes que fogem da violência. Estou, no entanto, sob a ilusão – ou melhor, a iluminação – de que somos chamados a permanecer no limiar entre a Igreja e o mundo e expor políticas para as quais o consentimento cristão é impossível.

A ação que tomamos em Washington foi simbólica. No entanto, foi uma resistência sincera a um estado que impõe um tratamento tão horrível das crianças. Escolhi ser preso porque o que está sendo feito com as crianças neste país, nascidos e não nascidos aqui, está sufocando a alma do Corpo de Cristo. Colocamos nossos corpos no atrito entre o Evangelho e o Estado para nos lembrarmos de que não nos misturaremos ou seremos identificados com essas práticas, que algo mais é exigido de nós.

A fantasia sobre o Evangelho

Eu engano o Evangelho todos os dias. Não amo realmente meus inimigos, não dou minha pobreza, mas meu excedente; não pratico a hospitalidade ou tomo o lugar mais baixo, deixo de amar os outros como a mim mesmo, falho em amar a Deus de todo o coração.

Pode ser fácil para nós, americanos, vivermos na fantasia de que o Evangelho significa conveniência, negócios como de costume. Mas onde diz respeito à eternidade, o Evangelho significa conversão, inconveniência; significa negócios, não como de costume. Significa uma nova vida marcada pelo amor imprudente; isso significa a misericórdia.

Viver acima disso é difícil. Pode parecer irracional esperar tal conversão em nós mesmos e em nossas comunidades. Dorothy Day escreveu: "Eu sei que parece uma bobagem tentar ser tão semelhante a Cristo, mas Deus diz que podemos".

É bobagem pedir aos Estados Unidos que tentem ser semelhantes a Cristo?

Em carta aos jovens jesuítas, escrita na festa de santo Inácio, em 1971, o padre Daniel Berrigan escreveu: “Vocês também sabem que os antigos arranjos confortáveis entre Igreja e Estado são incapazes de gerar novidade. A paz de Cristo, é evidente, não é conquistada por tal cumplicidade. Esse caminho de paz é outra coisa; necessariamente uma humilde via sacra atual – não menos do que no tempo de nosso Senhor”.

Depois que um par de algemas foi removido de meus pulsos, e cada parte de mim tinha sido tocada por algum oficial procurando por algo que explicasse alguma coisa, fui levado para outra fila por um novo conjunto de algemas. Atrás de mim, passou uma irmã dominicana baixinha de 80 e poucos anos com uma camiseta que dizia: "Seja paz". Ela sorriu, dizendo: "Billy, isso lhe dá uma pequena noção de como Jesus foi tratado, humilhado". Não falava com raiva ou tristeza, mas com gratidão. Ela então me contou de uma vez, em que leu os Atos dos Apóstolos durante toda a noite em uma prisão com fezes e insetos cobrindo o chão. Ela estava na prisão por protestar contra armas nucleares.

A religiosa disse a um grupo de nós mais tarde naquela noite: Em todas as épocas, Deus nos envia oportunidades de viver o Evangelho e crescer em santidade.

O início de uma oração matinal com ela e alguns outros dominicanos, franciscanos e outros leigos sagrados antes da ação da semana passada foi: “Nós te adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e nas igrejas em todo o mundo, e te louvamos porque tua cruz redimiu o mundo”.

Esta continua sendo a minha oração: que Jesus seja louvado e que, na forma de crianças imigrantes na fronteira sul, seja libertado da detenção e devolvidos a suas famílias ou abrigos com provisões e condições adequadas à dignidade da santidade.

Cristo nos deu um mistério luminoso que não oferece segurança, mas salvação. Nos surpreenderá em nosso conforto e cumplicidade. O seu é um mistério que oferece uma nova estrutura de realidade onde o poder é encontrado na fraqueza, o triunfo visto no serviço e a primazia compreendida na humildade. Cristo decidiu ser detido em nossos corpos como pão.

Então Dan Berrigan escreveu: Por que você está de pé? Por que alguém pediu, e/ Por que você anda?/ Por causa das crianças, disseram, e/ Por causa do coração e/ Por causa do pão./ Porque/ A causa/ É a bater do coração/ E as crianças nascidas/ E o pão ressuscitado.

Publicado originalmente por America.

*William Critchley-Menor, S.J., estuda filosofia e estudos americanos na Universidade Saint Louis. É membro da Província do Meio-Oeste da Companhia de Jesus e é estagiário editorial na America Media.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação