Notícias da Fraternidade São Boaventura em Contagem
Notícias
            Informações             Notícias             Notícias da Fraternidade São Boaventura em Contagem
16/05/2018 Frei José Bandeira, OFM Notícias Notícias da Fraternidade São Boaventura em Contagem
A+ a-

Após deliberação do último Capítulo Provincial de trazer os estudantes da fraternidade São Boaventura da Colônia Santa Izabel para um local mais próximo ao ISTA, foi designada uma equipe para tal tarefa, que depois de muito procurar, encontrou no Bairro Parque Recreio, em Contagem, uma casa adequada para abrigar a nova fraternidade. A casa é alugada e se encontra na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O pároco é diocesano e é conhecido como Pe. Wanderlei.

Assim, em agosto de 2016 foi erigida a fraternidade São Boaventura em Contagem. A fraternidade é composta por 5 frades professos solenes, a saber, os freis Adenilton Reis Pereira Mendes, Fabio Lamour, José Bandeira, José Roney e Reinaldo Pereira Gomes. Sobre as áreas de dedicação acadêmica dos componentes da fraternidade são três frades que são estudantes de Teologia no ISTA, um frade estudante de Direito na Faculdade de Direito Dom Helder e um frade estudante de mestrado na PUC.

Além da dedicação aos estudos, a fraternidade também atua pastoralmente na comunidade paroquial, tendo sido muito bem acolhida pelo pároco e pelos paroquianos. As áreas escolhidas para o envolvimento dos frades foram a pastoral da juventude, a pastoral da criança, a pastoral litúrgica, o acompanhamento aos círculos bíblicos e o acompanhamento aos vicentinos. Também, quando solicitado, os frades dão auxilio nas celebrações da palavra e outras atividades ligadas a movimentos e outros grupos. O pároco, Pe. Wanderlei, deu aos frades uma abertura muito grande para atuar nas pastorais escolhidas e o diálogo com ele acontece com muita tranquilidade. Enquanto fraternidade, temos o sonho de implantar um curso de Teologia para leigos na paroquia e estamos em diálogo com o pároco para que possamos, quem sabe em breve, viabilizar essa iniciativa.

Por fim, em uma reflexão iniciada no Capítulo Local da fraternidade, decidiu-se abrir a missa interna mensal da fraternidade à comunidade dos fiéis, convidando assim os paroquianos das duas comunidades que compõem a paróquia a virem até nossa casa para celebrar conosco a Eucaristia. A primeira missa com a participação do povo aconteceu no dia 10 de maio, terça-feira, presidida por frei José Roberto e com a participação de mais ou menos 40 pessoas. Ao final da celebração, recordou-se a importância do cuidado das vocações e rememoramos a devoção franciscana a Santo Antônio, rezando o responsório do Santo e distribuindo os pães, como é de longa data, nossa tradição.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação