NOTA PÚBLICA DOS FRANCISCANOS EM APOIO AO SÍNODO DA AMAZÔNIA
Notícias
            Informações             Notícias             NOTA PÚBLICA DOS FRANCISCANOS EM APOIO AO SÍNODO DA AMAZÔNIA
20/09/2019 EPC Notícias NOTA PÚBLICA DOS FRANCISCANOS EM APOIO AO SÍNODO DA AMAZÔNIA
A+ a-

Reunidos no Encontro da Formação Permanente, em Santos Dumont, os frades franciscanos pertencentes à Província Santa Cruz tornam pública esta nota em apoio ao Sínodo da Amazônia e ao Papa Francisco.

NOTA PÚBLICA DOS FRADES FRANCISCANOS DE MINAS GERAIS EM APOIO AO SÍNODO DA AMAZÔNIA

Nós, frades menores franciscanos da Província Santa Cruz, em Minas Gerais, reunidos no encontro de formação permanente, em Santos Dumont – MG, entre os dias 16 a 19 de setembro de 2019, manifestamos publicamente nosso apoio ao Sínodo da Amazônia.

Em comunhão com o Papa Francisco, que fez do Poverello de Assis a inspiração para seu pontificado, nos unimos a todas as comunidades espalhadas pela Pan-Amazônia, a fim de buscarmos novos caminhos na evangelização, procurando ouvir o que o Senhor diz à Igreja neste nosso tempo, sobretudo na região amazônica.

A realidade da falta de cuidado com nossa Casa Comum nos entristece e nos causa indignação. Vemos que “o ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto” (Laudato Si, n. 48). Em respeito à independência e à cultura de cada nação, é preciso recordar-se de que “o planeta é de toda a humanidade e para toda a humanidade, e que o simples fato de ter nascido num lugar com menores recursos ou menor desenvolvimento não justifica que algumas pessoas vivam menos dignamente” (Evangelii Gaudium, n. 190).

Conforme as orientações da Igreja, incentivamos nossas comunidades a acompanhar o sínodo com orações comunitárias, reflexões e atitudes de conversão para a vivência da ecologia integral.

Queremos aprender, dialogar e responder com alegria e esperança aos desafios graves e urgentes de nosso tempo. Nesse sentido, comprometemo-nos a implementar ações concretas após o sínodo em prol das questões ecológicas nos lugares onde estamos.

A fim de fomentar sempre mais a sinodalidade, nos dispomos a escutar devidamente as pessoas e suas realidades nos diversos lugares onde o Senhor nos envia.

Que o Altíssimo, onipotente e bom Senhor, que suscitou Francisco como irmão universal, nos inspire hoje a buscar um novo céu e uma nova terra, onde habitará a justiça, a paz e o bem entre todos.

Santos Dumont, 19 de setembro de 2019.

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação