Lançamento: sete sinais do Espírito Santo e ética cristã
Notícias
            Informações             Notícias             Lançamento: sete sinais do Espírito Santo e ética cristã
17/12/2020 EPC Notícias Lançamento: sete sinais do Espírito Santo e ética cristã
A+ a-

Está disponível o livro póstumo de Frei Bernardino Leers, OFM “Sete sinais do Espírito Santo e ética cristã”.

Por séculos, a Moral Cristã foi vista como uma coleção de culpas e pecados, dentro de um rigorismo em que mais se falava dos erros e punições do que da misericórdia e da graça de Deus. Bernardino apresenta um rosto de Deus misericordiosos e bom, seguindo, ou mesmo antecipando, as indicações adotadas no Concílio Vaticano II.

“O escrito não é um tratado de teologia no sentido de uma pesquisa extensa em livros, com numerosas citações. Deve ser entendido muito mais como uma pensar em voz alta de um senhor que à época já se aproximava de sua nona década de vida e se põe a refletir sobre a pessoas e a atuação do Espírito Santo” (Frei Oton da Silva Araújo Júnior, OFM)

O livro é composto por sete capítulos e por uma introdução e considerações finais.  O obra foi produzida com apoio da Província Santa Cruz, da Gráfica Santo Antônio, com projeto gráfico adptado da obra do artista Petrônio Bax, especialmente do painel pintado em 1968 para o Grupo Escolar Padre Matias Lobato, em Divinópolis, MG. A ilustração da contracapa é "Espírito Santo" de Job Viana. A apresentação do livro é feita por Frei Jonas Nogueira da Costa, OFM e o prefácio por Frei Oton da Silva Araújo Júnior, OFM.

“A primeira constatação é que Frei Bernardino é totalmente adverso a uma espiritualidade pautada em generalizações, basta ver a forma como lida com o conceito de pessoa em sua relação com a corporeidade. O corpo não é simplesmente entendido como algo que a pessoa possui e deve seguir anulado ou anestesiado, mas, sim, o que ela é, com toda a gama de realidades que cada existência humana comporta” (Frei Jonas Nogueira da Costa)

Frei Bernardino Leers, frade franciscano holandês, morrou no Brasil, na cidade de Divinópolis, MG, de 1952 até sua morte, em 2011. Doutor em Teologia Moral, foi professor na atual UEMG, nas áreas de Sociologia, Psicologia Social e Ética; professor de Teologia Moral na Faculdade de Teologia de Divinópolis, na PUC-MG, no Instituto São tomás de Aquino (ISTA) e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE; assessor teológico da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), por longos anos.

O livro (156 páginas) pode ser adquirido pelo e-mail [email protected] no valor de R$ 25,00 (+ frete). Também pode ser adquirido nas livrarias católicas de Divinópolis, na Igreja São Francisco das Chagas (Carlos Prates - BH) e na Paróquia Santo Antônio (Funcionários - BH).

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação