Inscrições abertas: Curso de Teologia com leigos em São João del-Rei
Notícias
            Informações             Notícias             Inscrições abertas: Curso de Teologia com leigos em São João del-Rei
10/01/2020 Paróquia São Francisco de Assis Notícias Inscrições abertas: Curso de Teologia com leigos em São João del-Rei
A+ a-

Neste ano de 2020, o curso básico de teologia com Leigos, da Paróquia de São Francisco de Assis, comemora 10 anos de formação teológica na nossa diocese de São João del-Rei.

O objetivo é oferecer aos alunos e alunas uma formação básica de teologia com seus embasamentos históricos, espirituais e pastorais. Ao estudar teologia, os alunos poderão dar razões a sua fé (Tg 2,14-16) e contribuírem em suas comunidades com o conhecimento adquirido ao longo de três anos de curso. Toda teologia exige um espírito de discernimento e reflexão que nos ajude e estimule a servir melhor ao Povo de Deus. Somos continuamente convidados a olhar para nossa Igreja, povo de Deus, e acompanha-la, sustenta-la e servi-la bem.

Segundo o Papa Francisco: servimos ao povo estando dentro dele. “Muitas vezes, vamos na frente marcando o caminho, outras vezes, atrás para que ninguém fique atrasado, e não poucas vezes estamos no meio deles para sentir bem o palpitar das pessoas”. A Igreja, servidora da Palavra, precisa estar bem preparada para que nossas ações sejam bem compreendidas por aqueles que se distanciaram da Igreja ou perderam suas esperanças. O Concílio Vaticano II assinala em sua Constituição Lumen Gentium n.9, “a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, em cujos corações o Espírito Santo habita como num templo.Estes filhos de Deus são ungidos com a graça do Espírito Santo para pensarem, avaliarem, discernirem e agirem não segundo os próprios interesses, mas segundo a vontade de Deus.

Na relação de Jesus com os discípulos aparecem dois verbos “vinde e ide”. Jesus que chama é o mesmo que envia (Mc 3,13-15). Ele chama para estar consigo e para sair em missão. Não se pode separar a vida em comunidade da ação missionária, como se só uma dessas dimensões bastasse (Diretrizes da Ação Evangelizadora do Brasil, n.18). Mas para isso, é preciso o amadurecimento da fé. O Documento 107 sobre a Iniciação à vida cristã fala da necessidade de um processo permanente da formação cristã, de modo integral, em todos os níveis: humana, bíblica, catequética, teológica, pastoral, litúrgica e missionária, para que todos participem na vida e missão da Igreja (nn.178-197).

Nesse intuito, o curso básico de teologia abrange disciplinas como: Teologia, Bíblia, História da Igreja, Ética Cristã, Cristologia, Mariologia, Eclesiologia, Direito Canônico, informações sobre o Concílio Vaticano II, Liturgia, Sacramentos, Catecismo da Igreja Católica, Catequética, Pastoral da Igreja, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, Escatologia, Pneumatologia, Moral Familiar. Moral Religiosa e Teologia da Graça.

As matrículas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira na secretaria da Paróquia de São Francisco de 8h às 11h30 e das 13h à 17h30 até o dia 31 de janeiro. O curso terá início no dia 03 de fevereiro de 2020 com a aula inaugural e, a partir do dia 10 de fevereiro as aulas acontecem toda segunda-feira, de 19 às 21hs, no Salão Irmão Sol.

A matrícula e as mensalidades custam R$35,00.

Venha participar!

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação