Frei Chico é premiado por pesquisas sobre a cultura nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais
Notícias
            Informações             Notícias             Frei Chico é premiado por pesquisas sobre a cultura nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais
13/09/2019 Eduardo Amorim Silva Notícias Frei Chico é premiado por pesquisas sobre a cultura nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais O Frei Francisco van der Poel, carinhosamente conhecido como Frei Chico foi agraciado com Prêmio Frei Samuel Tetteroo, na categoria de "Homenagem Especial".
Presidente do Instituto, Professora Íris Soriano Nunes Miglio, entrega prêmio e diploma ao  Frei Francisco van der Poel, carinhosamente conhecido como Frei Chico que está ao seu lado.
A+ a-

O Frei Francisco van der Poel, carinhosamente conhecido como Frei Chico, foi agraciado com o Prêmio Frei Samuel Tetteroo, na categoria de "Homenagem Especial". O Prêmio é entregue bianualmente pelo Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri e possui diversas categorias. A cerimônia de premiação ocorreu na cidade de Teófilo Otoni, em 17 de agosto, no plenário da Câmara Municipal da cidade.

A Presidente do Instituto, Professora Íris Soriano Nunes Miglio, afirmou que as pesquisas de Frei Chico contribuem muito para a formação de elementos históricos, sociais, econômicos, políticos e sociais de todo o Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A presidente destacou ainda o fato de o frade Franciscano ser compatriota do Frei Samuel Tetterro, pertencer a Ordem dos Frades Menores sendo que faz parte da mesma província que o Frei Samuel fez, sendo que essa província forneceu muitos religiosos sacerdotes e bispos que serviram ao povo desta região, formando e educando na fé milhares de pessoas. 

O prêmio é conferido a pessoas naturais ou jurídicas que tenham se destacado na promoção de estudos e na difusão de conhecimentos de história, geografia e ciências afins, assim como no fomento à cultura, defesa e preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural dos vales do Mucuri e Jequitinhonha.

DADOS BIOGRÁFICOS DO PATRONO

Frei Samuel Tetteroo (1875-1934) nasceu na Holanda e ingressou na ordem franciscana   em 1894. No Brasil, fixou-se em Minas Gerais, onde desempenhou várias atividades,  entre elas a de cartógrafo, agrimensor, historiador e escritor. Prestou vários serviços cartográficos a esse Estado pelos quais foi agraciado com medalha de ouro pelo governo de Minas. Foi membro do Instituto Histórico Geográfico de Ouro Preto e escreveu as seguintes   obras: “Memória Histórica e Geographica do Município de Jequitinhonha”. Teófilo Otoni: Typ. S. Francisco, 1919; e O Município de Theophilo Ottoni: Notas históricas e chorographicas. Belo Horizonte: Imprensa oficial de Minas Gerais, 1922, e, o livro “A Ordem dos Frades Menores   no Brasil”. São João Del Rei: Typ. Ação Social, 1924, que apresenta o resumo histórico-cronológico relativo à Ordem dos Frades Menores de 1500 até 1924. 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação