Frei Alexsandro defende sua tese em Roma
Notícias
            Informações             Notícias             Frei Alexsandro defende sua tese em Roma
14/11/2019 EPC Notícias Frei Alexsandro defende sua tese em Roma
A+ a-

Nosso confrade Frei Alexsandro Rufino da Silva, OFM  no dia 13 de novembro, às 17 horas, na Pontificia Universitas Antonianum, em Roma, defendeu sua tese doutoral cujo título é “A educação católica e o Acordo entre a Santa Sé e o Brasil”.

O terceiro ciclo, o ciclo do doutorado, tem duração anual e visa o estudo dos aspectos concretos da práxis canônica, bem como a elaboração e publicação da tese, que permite a obtenção do grau acadêmico de doutorado em direito canônico.

O ciclo é destinado a estudantes que obtiveram sua licença em direito canônico com nota igual ou superior a 8,5 / 10; outro requisito é o conhecimento, além da língua materna, de três línguas modernas.

Após a defesa, deu-se uma bela confraternização com os confrades da Província Santa Cruz que se encontram em Roma: Frei Vicente Ronaldo da Silva (Vigário Provincial e Moderador da Formação Permanente) e Frei Gabriel José de Lima Neto (Secretário para a Formação e Estudos), e Frei Júnio Fernando Marques que representaram a PSC no evento.

A Frei Alexsandro, nossas felicitações e orações pelo caminho percorrido com tanto empenho e por sua dedicação para com a Ordem dos Menores, em favor do Reino.

Sobre o mestrado:

Frei Alexsandro obteve o grau acadêmico de “Licenza in Diritto Canonico” (mestrado), junto a Pontificia Universidade Antoniano, em Roma, no dia 15/11/2016, que se deu por meio do exame denominado “De universo Codice” realizado após o triênio de estudo regular na instituição (2013/2016) e da apresentação da dissertação de mestrado com o seguinte tema: “Direito à educação religiosa católica na escola pública ex can. 799” (livro III do CIC sobre a função de ensinar da Igreja).

Nessa ocasião,  o exame final “De universo” foi presidido pelo vice decano da Faculdade de Direito Canônico do Antoniano e juiz do Tribunal da Rota Roma monsenhor David Jaeger (livros 1 e 6 do CIC) e pelos demais professores: padre Nikolaus Schöch (oficial do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; livros 3, 4 e 7 do CIC), padre Vittorio Gepponi (juiz do tribunal da região do Lazio, em Roma, livros 2 e 5 do CIC) e irmã Simona Pauline (docente junto a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e sociedade de Vida Apostolica; livro 2 do CIC).

Frei Alexsandro Rufino foi proclamado “licenziato” em Direito Canônico e obteve a nota 9,8/10 (“summa cum laude).

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação