Formação Bíblica: A Formação do Povo de Deus
Notícias
            Informações             Notícias             Formação Bíblica: A Formação do Povo de Deus
16/05/2019 Por Filipe Penasso Notícias Formação Bíblica: A Formação do Povo de Deus
A+ a-

É sabido que um texto pode iluminar nossas vidas por meio de sua interpretação correta e dos aspectos que encontramos nele acerca de nossa própria realidade; contudo, existe também um outro ponto de vista: quando a nossa vida se torna meio de compreensão do texto em virtude de nossas experiências. Aí temos o conceito de leitura popular, proposta pela Formação Bíblica para os aspirantes realizada durante os dias 07 a 10 de maio p.p., no Seminário Seráfico Santo Antônio, de Santos Dumont, ministrada por Neli de Almeida, integrante da equipe de formação do Centro de Estudos Bíblicos - CEBI.

Em outras palavras, trata-se em tornar a Palavra de Deus acessível ao povo. Tal intuito é alcançado pelo itinerário formativo dinâmico, participativo e fraterno; com empatia de se colocar no lugar de quem está ouvindo a fim de se obter o que precisa ser falado. Isso Neli fez com muito esmero aos aspirantes, conseguindo extrair excelentes reflexões e conectando questões cotidianas ao contexto bíblico.

Foi apresentada uma forma de percepção apurada dos textos partindo de quatro aspectos: político, social, econômico e ideológico religioso. Desses pontos, houve a explanação da verdadeira interpretação bíblica, tal qual a estrutura de uma casa onde cada parede é fundamental para mantê-la de pé. Por isso não basta tirar a informação de forma superficial; é preciso cavar de maneira minuciosa sua conjuntura a fim de se compreender a realidade em questão.

Assim fica fácil diferenciar as duas linhas de leitura que se confrontam, conforme explicado: a oficial e a popular. Enquanto a primeira defende os privilégios e até gera exclusão, a segunda defende a sociedade e a justiça em função da paz. Isso coube perfeitamente ao Antigo Testamento — foco da formação — onde Deus escolheu ficar do lado dos pobres e marginalizados a todo instante.

Sintetizando, o conhecimento é como um ponto de apoio para o amadurecimento vocacional. As descobertas se tornam janelas abertas que permitem a luz entrar em nossas mentes. Alcançar o equilíbrio entre a vida e a Bíblia é uma virtude almejada que fez-se mais acessível com o passar do tempo. Por isso essa formação não foi apenas um privilégio, mas também uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico e espiritual, respeitando a história e desconstruindo ideias preconcebidas. Trata-se de tentar entender o passado tomando consciência de que suas experiências se repetem, ainda que em contextos diferentes; é procurar no tempo um sentido ou manifestação para seguirmos adiante meditando: "Deus esteve com seu povo, e sempre estará".

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação