Festa de São Francisco de Assis na Paróquia Santo Antônio
Notícias
            Informações             Notícias             Festa de São Francisco de Assis na Paróquia Santo Antônio
08/10/2021 EPC Notícias Festa de São Francisco de Assis na Paróquia Santo Antônio
A+ a-

As festividades e celebrações de São Francisco na Paróquia Santo Antônio, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, foram ricas em significado, espiritualidade e devoção.

A Paróquia promoveu uma série de atividades e gestos concretos. Dias intensos de orações, reflexões e celebrações celebraram com solenidade a liturgia de fazer memória da vida do Santo de Assis. Nessa ocasião, a Fraternidade Contardi Ferrine, da Ordem Franciscana Secular, também marcou presença na celebração do dia de São Francisco. A missa das 19h foi presidida por Dom Nivaldo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No Mosteiro das Clarissas, também foi celebrado o Trânsito de São Francisco e missa solene.

Entre as atividades e gestos concreto que a Paróquia Santo Antônio fez encontram-se a criação de um Comitê Laudato Si’ na Paróquia, composto por cinco membros, que objetiva pensar e refletir sobre as políticas, sociais, políticas e ambientais.

Outra tradicional atividade foi a bênção dos animais. Pelo amor à natureza, São Francisco recebeu o título de padroeiro dos animais e do meio ambiente. Além disso, a paróquia passou a dispor de um espaço para o descarte adequado de pilhas. As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.

Outro gesto concreto que merece destaque foi o plantio de 30 árvores no Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Este parque, em outubro de 2020, foi atingido por incêndio que consumiu a vegetação de cerca de três hectares. O parque tem cerca de 312 mil m². Na ocasião Frei Alexsandro, frei Valter e as lideranças da Paróquia Santo Antônio plantaram as mudas. Uma das mudas plantadas foi a do Jequitibá Rosa (carina legalis), em comemoração ao centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte. Também estiveram presentes, o padre Junior Vasconcelos, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora da Esperança (RENSE), e seus paroquianos.

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação