Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel
Notícias
            Informações             Notícias             Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel
02/05/2019 André Bueno Notícias Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel
A+ a-
"Onde Nossa Senhora passa nada embaraça, onde Nossa Senhora passou já desembaraçou"
A celebração do domingo será realizada por Frei José Roberto, novo capelão das Irmandade do Rosário da Colônia Santa Isabel.
 

HISTÓRICO DA IRMANDADE DO ROSÁRIO DA COLÔNIA SANTA ISABEL

Em 2010, um grupo de pessoas, com o intuito de trazer a tradição do Rosário para a Colônia Santa Isabel, fomentou a criação de uma irmandade para administrar este festejo e os compromissos de cada membro. Por tanto, a Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi idealizada no ano de 2010 e iniciou sua tradição em 2011 com a primeira Missa Conga da Paróquia de Santa Isabel. No ano seguinte, em 2012, o festejo já foi realizado com seu corpo completo.

A família de Dona Mariinha foi a responsável pela a abertura da tradição, e, nos últimos festejos administra a festa juntamente com Irmandade do Rosário da Colônia Santa Isabel, que foi criada a partir da união de outras famílias da região de Citrolândia como por exemplo as famílias Bueno, Silva, Nascimento, Carvalho e Gomes, todas com raízes congadeiras.

Em sua formatação a festividade é realizada por uma novena que antecede o final de semana da festa. Nessa novena, são rezados terços e cantado o bendito de Nossa Senhora nas casas da comunidade. O fim de semana da festa, ou seja o tríduo, é iniciado na sexta feira com o terço cantado, simbolizando o aparecimento da Senhora do Rosário no mar. No Sábado às 18h30 acontece o asteamento da bandeira de Nossa Senhora. E por fim no domingo, último dia do tríduo e por tradição marca a retirada da Santa do mar, às 5 horas da manhã é realizada a matina e logo após acontece a preparação para a recepção das guardas convidadas. Às 10 horas é retirada a imagem de Nossa Senhora do Rosário do Rio Paraopeba e levada em cortejo para a sede da Irmandade da Colônia Santa Isabel. Às 12 horas é servido o almoço para as guardas de congado participantes do festejo e às 15h30 é celebrada a missa conga e após através de rituais é encerramento o festejo.

É importante ressaltar que essa festa só começou a ser realizada neste período pelo fato do antigo Hospital Colônia  Santa Isabel ter sido administrado por uma  sociedade tradicional, que, só mais tarde abriu espaço para outras alas. É interessante frisar que, mesmo não tendo como forma oficial e composta, o  festejo e a devoção do Rosário nestes 80 anos de confinamento das pessoas na antiga colônia, foi encontrado, no mesmo ano de criação da Irmandade, no interior da Matriz de Santa Isabel as imagens da Senhora do Rosário e de Santa Efigênia que estavam escondidas e empoeiradas no coro da antiga matriz há décadas. Este achado fortalece e mais uma vez justifica o início da devoção à Virgem do Rosário na comunidade de Santa Isabel.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação