Festa da Exaltação da Santa Cruz 2021
Notícias
            Informações             Notícias             Festa da Exaltação da Santa Cruz 2021
15/09/2021 EPC Notícias Festa da Exaltação da Santa Cruz 2021
A+ a-

Com alegria, no dia 14 de setembro, às 19h, na Paróquia São Francisco das Chagas em Belo Horizonte-MG, festejamos a Exaltação da Santa Cruz, momento oportuno para contemplarmos o imenso amor de Deus por nós e, ao mesmo tempo, trabalhar para que este amor tenha continuidade em nossa vida.

Para nossa província, a ocasião tem um motivo a mais para ser celebrada: neste dia, celebramos o dia da Província Santa Cruz (PSC). Por isso, elevamos a Deus a sua gratidão pela existência de nossa entidade e pela vida de tantos frades, que ao longo de sua história olham para esta cruz como sinal de esperança, de vida nova e de transformação.

Na celebração estiveram presentes frades das diversas fraternidades, paroquianos, amigos. Além disso, as Irmãs Clarissas também se fizeram presentes e celebraram junto conosco.

 O Ministro Provincial Frei Hilton, em sua homilia, recordou que a Festa da Exaltação da Santa Cruz está ligada à kenosis de Cristo. Com esse evento teológico, a cruz deixou de ser instrumento de morte e passou a ser um instrumento redentor.

A Kénosis, em linhas gerais, se refere ao ato de se esvaziar de si mesmo, sem perder a própria identidade, para se fazer abertura ao outro e se encontrar no outro. Sobre a sua significação teológica podemos afirmar que que:

“O Novo Testamento utilizá-la para expressar a realidade de Jesus Cristo (...) que, sendo Deus, (...) aniquilou-se, humilhou-se e assumiu a condição humana. Sendo humano tornou-se servo.” (Revista de Cultura Teológica, v. 16, n. 62, p. 113).

Além disso, “a palavra kénosis é uma herança da Patrística Oriental que trata do movimento, da dinamicidade de Deus que vem ao encontro do humano. Para os orientais, o conhecimento só se dá no relacionamento. Portanto, Deus, para ser conhecido e conhecer o humano, deve ir ao encontro desse humano, relacionar-se com ele, e se dar a relacionar. O termo foi fundido a partir do hino de Filipenses 2, 6-11” (Revista de Cultura Teológica, v. 16, n. 62, p. 114).

Que o anúncio da Cruz de Cristo continue iluminando a vida e missão de nossa Província: “Todos nós devemos gloriar-nos da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, que é nossa salvação, nossa vida, nossa esperança de Ressurreição. E pelo qual, fomos salvos e libertos!”

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação