Encontro da Faixa Etária II
Notícias
            Informações             Notícias             Encontro da Faixa Etária II
08/05/2019 Frei Antonio Teófilo da Silva Filho, OFM Notícias Encontro da Faixa Etária II
A+ a-

Depois das celebrações da Semana Santa e da Páscoa de Jesus Cristo, motivados por uma esperança nova neste início de triênio, os freis da Faixa Etária II voltaram a se reunir para a partilha de vida e caminhada.  O encontro aconteceu na casa Arca de Noé, em Guarapari – ES.

Como de costume, procurou-se organizar e dividir as tarefas em equipes de tal modo que se pudesse atender aos serviços comunitários e a oração. Para um bom convívio e proveito, começamos o dia com o café e a oração das Laudes, acrescida com intenções pelos irmãos da Província e pedidos diante de situações de sofrimento advindas por questões políticas e sociais no Brasil e no mundo. Depois, tivemos um horário livre até o almoço. Às 15hs, retornamos para a partilha antecipada por uma breve oração.

Tivemos a alegria de estar conosco frei Adelmo Francisco Gomes da Silva, que esteve ausente por causa de estudos acadêmicos em Roma. E também a volta de frei João Bosco Resende da Silva que cumpriu sua missão de evangelização franciscana em Timor Leste e Boa Vista-Roraima. Alegramo-nos com Dom Dario Campos que sempre marcou presença em nossa faixa etária e agora como Arcebispo da Arquidiocese de Vitória-ES continuará a missão de Pastor e Guia, à semelhança dos Apóstolos, a tarefa de ouvir os clamores do povo colocando-se ao lado dos pobres de forma profética. Partilhou suas experiências e expectativas a partir da realidade e contexto em que vive e exerce seu ministério. Porém, teve que voltar à Diocese no mesmo dia por causa de seus compromissos. Em seguida, alguns freis partilharam seus trabalhos, vida fraterna e expectativas, dentro das novas configurações pós-capitular. Ao final da tarde, fazíamos caminhada na praia. À noite, durante o jantar e após, sentamo-nos para uma conversa mais livre e espontânea, desfrutando a brisa da noite.

No dia seguinte, seguiu-se como de costume, agora com a presença de frei Vicente Ronaldo, moderador da Formação Permanente. À tarde, às 15h. depois da oração, frei Vicente Ronaldo, fazendo uso da palavra falou-nos sobre a caminhada da Província, as vocações e as etapas da formação inicial e permanente. Logo após, os freis partilharam suas impressões e observações a partir de experiências pessoais e comunitárias.

Neste tempo da pós-modernidade e mudanças de paradigmas, a formação para a vida franciscana e sua inserção na fraternidade tem suas exigências próprias. A necessidade do diálogo, o cuidado, o acompanhamento, a vida de oração e o trabalho possibilitam no crescimento e amadurecimento pessoal e comunitário. E também a abertura aos novos parâmetros que a Igreja e a Província propõem para responder aos desafios que nos apresentam hoje. Nas etapas de formação inicial e permanente, percebe-se a necessidade de um profissional nas áreas de relacionamento pessoal e comunitário. Acrescenta-se ainda, o conhecimento nas questões políticas e econômicas do nosso tempo.

Ao final, vimos que a partilha foi de bom proveito, diante da capacidade de escutar e o respeito pelo outro. No último dia, pela manhã encerramos com a celebração da eucaristia presidida por frei Vicente Ronaldo que nos propiciou em escutar a fraternidade em seus anseios e na busca por uma Igreja e vida franciscana como sinais do Reino de Deus.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação