Defesa de doutorado de Frei Jonas, OFM
Notícias
            Informações             Notícias             Defesa de doutorado de Frei Jonas, OFM
01/10/2019 EPC Notícias Defesa de doutorado de Frei Jonas, OFM
A+ a-

Nosso confrade Frei Jonas Nogueira da Costa, OFM obteve o grau acadêmico de Doutor em Teologia, junto a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, no dia 30/09/2019. A defesa aconteceu no campo da FAJE em Belo Horizonte.

Banca de Avaliação

O tema de pesquisa de Frei Jonas, OFM foi “Mariologia Pneumática: uma releitura do IV Simpósio Mariológico Internacional”. Frei Jonas foi orientado pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Costa Taborda, SJ

Frei Jonas e a banca de avaliação após a defesa da tese

Atualmente, Frei Jonas, OFM é definidor provincial, atua no Secretariado de Missão e Evangelização, na Pequena Família Franciscana, na Beneficência Franciscana, no Comissariado da Terra Santa, é vigário do Guardianato São Francisco das Chagas, professor e pároco da Paróquia São Francisco das Chagas.

Frei Jonas e seu orientador, Dr. Francisco Taborda, SJ

A Frei Jonas, nossa felicitações e orações pelo caminho percorrido com tanto empenho e por sua dedicação para com a Ordem dos Frades Menores, em favor do Reino.

Sobre a tese

O texto-base da pesquisa de Frei Jonas foram as atas do IV Simpósio Mariológico Internacional, promovido, em outubro de 1982, pela Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, em Roma. Já o ponto de partida da pesquisa foi a singular relação entre o Espírito Santo e Maria. Um dado de fé evidenciado nas Escrituras, sobretudos nos Evangelhos da Infância, mas que, com o decorrer do desenvolvimento teológico ocidental e da piedade mariana, foi sendo deixado à sombra por uma maximalismo mariano, até que, com o Concílio Vaticano II e, mais especificamente, com a reflexão teológica pós-Vaticano II, foi retomado com vigor.

Após apresentar dados escriturísticos, patrísticos e apócrifos da relação entre o Espírito Santo e Maria, Frei Jonas apresenta as aproximações teológicas, isto é uma análise das expressões e títulos usados para designar a relação entre o Espírito Santo e Maria. Em seguida, tematiza a materna fecundidade do Espírito Santo na qual se percebe que a maternidade de Maria está a serviço do múnus materno do Espírito Santo, como “Senhora que dá a vida”, em continuidade com as santas mulheres do Antigo Testamento, na concepção de Jesus, como sinal do renascimento de uma nova humanidade. Por conseguinte, Frei Jonas ressalta o múnus de Maria na história da salvação à luz da maternidade fecunda do Espírito Santo. Segundo o autor essa compreensão nos possibilita questionar toda as expressões que encontramos no vocabulário da Mariologia e da piedade mariana, eivadas da ideia de “Maria acima da Igreja” e de todos os maximalismos que isso implica.

Por fim, Frei Jonas apresenta a mariologia pneumatológica à luz do IV Simpósio Mariológico Internacional – contribuição específica que a pesquisa traz à reflexão teológica – na qual se percebe que a mariologia pneumatológica permite contemplar, em Maria de Nazaré, o Espírito Santo. É o Paráclito a figura central. Em outras palavras, a figura de Maria, vista a partir do acento pneumatológico, revela-nos a ação do Espírito em sua vida e sua projeção na Economia de Salvação. Dessa maneira, não se desvaloriza o que uma sólida Mariologia conserva como seu precioso patrimônio, mas ampliam-se os horizontes e corrigem-se equívocos provocados pela ausência da Pneumatologia em suas diversas expressões, tanto teológica quanto devocionais.

Essa sobriedade na compreensão de Maria de Nazaré destacada por uma mariologia penumatológica pode ser contemplada na imagem de Nossa Senhora da Humildade, que está na cidade de Braga, Portugal. A imagem representa Maria como uma leiga, sentada junto à assembleia litúrgica, com os olhos dirigidos ao altar, lugar onde vê seu Filho Jesus. Contemplamos, nesssa imagem, algo prórpio do Espírito: é Ele quem sustenta o nosso olhar em direção ao mistério de Deus.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação