COVID-19: FRADES FRANCISCANOS CRIAM PARÓDIA E LANÇAM O CLIPE ‘POR FAVOR, FICA EM CASA’
Notícias
            Informações             Notícias             COVID-19: FRADES FRANCISCANOS CRIAM PARÓDIA E LANÇAM O CLIPE ‘POR FAVOR, FICA EM CASA’
31/03/2020 CNBB NE2 Notícias COVID-19: FRADES FRANCISCANOS CRIAM PARÓDIA E LANÇAM O CLIPE ‘POR FAVOR, FICA EM CASA’
A+ a-

Com o tradicional hábito marrom dos franciscanos, mas segurando uma sombrinha de frevo, frei César mostra com os passos do conhecido ritmo do Carnaval de Pernambuco a habilidade de um genuíno olindense. A trilha sonora é a introdução do Hino do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, mas em vez das ruas estreitas do Recife ou das famosas ladeiras de Olinda (PE), o cenário é o corredor do Convento Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza.

A cena inusitada abre o clipe lançado por membros da Ordem dos Frades Menores de cinco conventos do Nordeste. O vídeo, que em menos de 24 horas viralizou nas redes sociais, é uma paródia da música de José Mário Chaves (1943-2018) imortalizada na voz do cantor Alceu Valença, e mostra situações rotineiras dos religiosos para fazer um pedido: por favor, fica em casa.

“Queríamos fazer algo que alertasse as pessoas sobre o novo coronavírus e ao mesmo tempo também as fizesse rir, porque a alegria para nós franciscanos é muito importante, é parte do nosso carisma”, explica o frei Lorrane Clementino, idealizador do clipe e responsável pela comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, que compreende a região do Ceará à Bahia.

A “nova” música, que reforça a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para permanecer no isolamento social, faz alertas como a higienização constante das mãos e o cuidado para não espalhar fake news sobre a covid-19, doença do novo coronavírus.

“Aproveite a quarentena, para fortalecer o laço familiar. Ouça o rádio, veja a TV. Tem muitas opções para e rir e para rezar”, diz um trecho da paródia.

A composição acompanha cenas gravadas com aparelhos de celular pelos próprios frades dos conventos de Salvador, João Pessoa, Campo Formoso (BA), Fortaleza e do Recife. “Eles me enviaram os vídeos, incluí a música que gravei com playback de um karaokê disponível na internet e fiz a edição”, conta frei Lorrane.

Sem-teto

Parte do trabalho dos frades franciscanos é, por vocação, dar assistências às pessoas que vivem em situação de rua. Mesmo apoiando a campanha para que as pessoas fiquem em casa, frei Lorrane diz que os religiosos esperam que os desabrigados não fiquem sem cuidados.

“Somos um risco para os irmãos de rua e para os frades mais velhos e com doenças crônicas que moram em nossas casas. Além do vídeo, pedimos aos leigos que partilham do carisma franciscano e estão bem de saúde, que deêm atenção aos que estão na rua”, afirma.

Novos hábitos

A pandemia do novo coronavírus e a exigência da Igreja Católica para que templos, seminários, oratórios e conventos não realizem celebrações com participação do público, provocou uma mudança nos hábitos dos franciscanos.

Segundo o frade Lorrane, em Fortaleza, por exemplo, eles estão transmitindo via internet momentos de oração e reflexão que tradicionalmente eram reservados apenas aos religiosos. As transmissões ocorrem diariamente na página da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Facebook.

“Não estamos recebendo nenhuma visita. Abrir a igreja nesses tempos significa que estaríamos estimulando a aglomeração e fazendo o mal. Para não deixar as pessoas sem essa assistência espiritual estamos levando até elas nossos momentos de oração”, revela o religioso.

Web Rádio Santo Antônio, veículo de comunicação da província franciscana, também montou uma programação especial para este período de pandemia.

Confira a letra e o clipe da paródia Por favor, fica em casa!

PARÓDIA DO “HINO DO GALO DA MADRUGADA”
Letra de Frei Lorrane Clementino, OFM.

Ei pessoal, ei moçada
Não é férias, não é nada
Por favor, fica em casa!

Todo mundo já está sabendo
Que o coronavírus não está aí para brincar.
Mas tem gente duvidando,
Os dados estão aí, só estou aqui para lembrar.

Já dizia o ditado,
Que juntos venceremos, sempre foi e sempre será.
Mas precisa consciência,
Faça a sua parte, vamos juntos cooperar.

Não esqueça a higiene
Ela é prioridade, é mais que essencial.
Álcool Gel, água e sabão
Usando direitinho isso é fenomenal.

Aproveite a quarentena,
Para fortalecer o laço familiar.
Ouça o rádio, veja a TV
Tem muitas opções para e rir e pra rezar.

Se informar é importante
Mas tome cuidado e não espalhe Fake News.
Fique atento as autoridades
Que precisam de você e de todo o Brasil.

Imploramos a consciência,
E as nossas atitudes com certeza vão mudar.
Fazemos votos de fraternidade
E a nossa alegria nunca pode acabar.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação