Congresso de Formação da Província Santa Cruz – Segundo dia
Notícias
            Informações             Notícias             Congresso de Formação da Província Santa Cruz – Segundo dia
05/09/2021 EPC Notícias Congresso de Formação da Província Santa Cruz – Segundo dia
A+ a-

O segundo dia do Congresso de Formação da Província Santa Cruz, que se realiza no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont - MG, foi iniciado com celebração eucarística. Após o café da manhã, os participantes se reuniram para refletir sobre a formação na Província Santa Cruz.

Na parte da manhã, Frei Hilton Farias de Souza, Ministro Provincial, partilhou a respeito do histórico dos congressos de formação ao longo da história da nossa província. Lembrou que “a formação permanente dos irmãos é uma caminhada de toda a vida, tanto pessoal como comunitária”. [CCGG, Art. 135]. Em seguida, Frei Hilton recuperou os objetivos, as intenções e os direcionamentos do i) Congresso de professores de Seminários e pré-seminários da PSC (Daltro Filho – 1959); ii) Congresso de Formação (Divinópolis – 1964); iii) Congresso Provincial de Formação (1971); iv) Congresso de Formação (1981); v) Congresso de Formação Inicial e Continuada (1990); vi) Congresso de Formação (2008).

Durante a apresentação de Frei Hilton, frei Basílio de Resende,OFM e Dom José Belisário da Silva, OFM partilharam depoimentos a respeito da formção e particulariedades dos congressos de formação anteriores.

Por fim, Frei Hilton recordou que “o convite a abraçar a fraternidade e a minoridade como núcleo de nossa identidade franciscana, os ‘pulmões’ que animam nosso ser, requer uma renovação no enfoque que estamos dando à formação inicial e permanente. Em resposta a esta necessidade, identificamos um convite a comprometer-nos mais profundamente com o pensamento intercultural, com a fraternidade e com o ministério” (Documento final do Capítulo Geral 2021, n.13).

Na parte da tarde, pe. Jaldemir Vitório SJ assessorou os participantes a respeito da temática dos desafios para uma formação (permanente e inicial) integral, hoje. Após definir o que se entende por formação integral, o padre Vitório perguntou a respeito das iniciativas que colaboram e dificultam a formação integral na caminhada de formação na Província Santa Cruz. Em seguida, apresentou os fundamentos humanos - (imagem e semelhança de Deus; configuração com a pessoa de Cristo e templos do Espírito Santo), religiosos (chamados a viver em comum a fé batismal; chamados a partilhar uma missão em favor do Povo de Deus; chamados a ser profetas de uma nova sociedade) e franciscanos (nos passos de um pobrezinho de Assis; nos passos do irmão universal e  nos passos do peregrino do Mistério) - e os processos de círculos concêntricos (circularidade humana, circularidade cristã, circularidade religiosa e circularidade franciscana) para uma formação integral. Por fim, os participantes foram convidados a partilhar a respeito de suas caminhadas e comentar a respeito do que foi apresentado.

Ao entardecer, os participantes se reuniram na capela da fraternidade para a celebração do Lucernário. Além disso, vale mencionar que nos corredores do seminário estão expostas obras, trabalhos artísticos, artesanatos, pinturas, e poemas dos frades.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação