Fraternidade Santo Antônio e Clarrissas celebram pelo bom andamento do Capítulo Geral
Notícias
            Informações             Notícias             Fraternidade Santo Antônio e Clarrissas celebram pelo bom andamento do Capítulo Geral
12/07/2021 EPC Notícias Fraternidade Santo Antônio e Clarrissas celebram pelo bom andamento do Capítulo Geral
A+ a-

Na celebração eucarística realizada na Capela do Mosteiro Santa Clara, em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira, 12 de julho, a Fraternidade Santo Antônio juntamente com as irmãs Clarissas rezaram - durante a missa votiva do Espírito Santo - pelo bom andamento dos trabalhos do Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores, no qual será eleito o novo Ministro Geral.

A celebração foi presidida por Frei Vicente, guardião da comunidade, e concelebrada por Frei Adilson, pároco da Paróquia Santo Antônio do bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

Vale lembrar que quando se fala de missa votiva, refere-se às celebrações eucarísticas celebradas por intenções especiais e que não entram no curso ordinário da liturgia. São missas que proporcionam uma catequese mistagógica, tão necessária para os tempos atuais. A palavra “votivo, votiva” vem do latim, votum (desejo), donde deriva também “devoção”. Uma Missa Votiva é um dom que se faz como homenagem ou desejo ou cumprimento de um voto. As Missas votivas têm seu Próprio (orações e prefácio e, eventualmente, leituras) e sua cor litúrgica.

“As Missas votivas dos mistérios do Senhor ou em honra da bem-aventurada Virgem Maria ou dos Anjos ou de algum Santo ou de Todos os Santos, podem celebrar-se, para satisfazer à piedade dos fiéis, nos dias feriais do Tempo Comum, mesmos quando ocorre uma memória facultativa. Mas não podem celebrar-se, como votivas, as Missas que se referem aos mistérios da vida do Senhor ou da bem-aventurada Virgem Maria, exceto a Missa da sua Imaculada Conceição, porque as suas celebrações estão ligadas ao decorrer do ano litúrgico.” (IGMR, 375)

Já o Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores acontece de 03 a 18 de julho de 2021 em Roma, com o tema Renovar nossa visão, abraçar nosso futuro. Os capitulares estão reunidos no Collegio Internazionale Cappuccino di San  Lorenzo da Brindisi.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação