Celebração da Exaltação da Santa Cruz
Notícias
            Informações             Notícias             Celebração da Exaltação da Santa Cruz
15/09/2020 EPC Notícias Celebração da Exaltação da Santa Cruz
A+ a-
"Contemplai e abraçai o amor de Deus revelado na Cruz"

Com alegria, no dia 14 de setembro, às 19h, na Paróquia São Francisco das Chagas em Belo Horizonte-MG, festejamos a Exaltação da Santa Cruz, momento oportuno para contemplarmos o imenso amor de Deus por nós e, ao mesmo tempo, trabalhar para que este amor tenha continuidade em nossa vida.

O amor de Deus nunca se ausentou da história de seu povo. A oferta de Cristo no altar da Cruz foi a expressão máxima do amor divino destinado à humanidade.

A caminho da terra prometida, muitas vezes o povo de Deus sentiu o peso da jornada, os inúmeros desafios do caminho pelo deserto, representados, sobretudo, pela escassez de água e de alimentos. Diante de tanto sofrimento, por meio da murmuração, o povo desacreditou do Deus libertador, sentiu saudades do tempo em que esteve no Egito, ainda que cativo.

Não bastassem os muitos desafios do caminho, surgiram serpentes venenosas que levaram à morte muitos em Israel. O povo reconheceu sua má conduta e falta de fé e suplicou a Moisés que intercedesse a Deus a fim de livrá-lo do mal das serpentes. Moisés mandou fazer uma serpente de bronze levantada sobre uma haste para ser um sinal de vida para o povo. Contudo, não era a serpente de bronze que curava o veneno mortal das víboras, mas a misericórdia de Deus. A serpente de bronze foi um sinal do amor de Deus destinado ao povo da Antiga Aliança e prefiguração da expressão máxima do amor divino na plenitude dos tempos.

Jesus, o Filho único do Pai, aquele que desceu do céu e se encarnou em nossa realidade humana, passou a vida fazendo o bem, estendeu a mão aos necessitados, curou doentes, sentou-se à mesa com os pecadores, viveu em plena liberdade a essência da lei judaica, incomodou líderes religiosos e políticos, os quais tramaram sua morte na cruz.

Jesus não se apegou à sua condição divina, esvaziou-se de todo desejo de glória, tornou-se semelhante a nós, fez-se servo obediente até a morte de Cruz. Em diálogo com Nicodemos, Jesus explicou que seria elevado na cruz para a salvação de todo aquele que nele crer. Elevado no madeiro da cruz, Jesus revelou o incondicional amor de Deus pela humanidade. Deus ama a todos sem distinção, alegra-se e se compraz em salvar a todos.

Nosso povo brasileiro vive um tempo difícil de sua história. São muitos os sofrimentos causados por muitas víboras venenosas presentes no meio político e religioso. Na celebração, Frei Hilton Faria de Souza, Ministro Provincial, ainda denunciou as queimadas e incêndios na Amazônia e no Pantanal, recordou o aumento de casos de violência doméstica, a situação dos migrantes e refugiados em Lesbos, o desvio de recursos destinados à saúde, ainda mais em tempos de pandemia.

A Santa Cruz é sinal de vida, esperança e salvação para todos os que creem em Cristo. Fixemos, portanto, nossos olhos no amor de Deus revelado na Cruz. Abracemos o amor de Deus manifestado na Cruz, para que, cultivando-o em nosso cotidiano, sejamos sinal de vida e esperança para nossos irmãos e irmãs.

Na tradição espiritual franciscana, encontra-se referência dessa Cruz numa perspectiva de transformação. A vida de Francisco de Assis foi marcada pela Cruz de São Damião, que iluminou as trevas do seu coração num momento importante de intensa busca e clareza vocacional. No Monte Alverne, Francisco sintetiza a sua plena identificação com Cristo, recebendo, em seu próprio corpo, as marcas do Crucificado.

O papa Francisco pontuou que nem sempre é fácil entender a cruz: “Somente com a contemplação se vai avante neste mistério de amor”.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  

reddit features a altesse beauty area. high quality swiss replica rolex

Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação