Cancelamento da Marcha Franciscana 2020
Notícias
            Informações             Notícias             Cancelamento da Marcha Franciscana 2020
12/05/2020 E`C Notícias Cancelamento da Marcha Franciscana 2020
A+ a-

Belo Horizonte, 12 de maio de 2020.

 

Bendigamos ao Senhor Deus vivo e verdadeiro (1Ts 1, 9); rendamos-lhe sempre louvor, glória, benção e todos os bens. Amém. Amém. Assim seja. Assim seja! (cf. Ap 4, 9).

Caros irmãos e irmãs peregrinos e peregrinas da Marcha Franciscana,

Saúde e Paz!

Francisco de Assis convida-nos a imbuir do espírito de gratidão e a cantar ao Criador, louvando toda criação como símbolo da profunda fraternidade universal. Louvado seja o Bom Deus pela fraternidade, pilar que o Poverello de Assis considerava como princípio de felicidade. Nós, como seguidores de Cristo, segundo o espírito franciscano, devemos glorificar a Deus por esta graça de vivermos numa irmandade que nos convoca ao cuidado e à reverência de uns pelos outros.

A data prevista para inscrição na XX Marcha Franciscana se aproxima e já estamos recebendo mensagens e ligações que pretendem obter informações a respeito desse momento especial. Desde o ano de 2001, ininterruptamente, muitas pessoas se juntam, com variados propósitos, para beber da rica espiritualidade que o caminho das águas do Rio São Francisco nos concede. Marcada pela oportunidade de intensa convivência, de despojamento e de alegria, a Marcha Franciscana representa, ao longo desses anos de história, resistência e superação de desafios presentes na caminhada pessoal de cada um de nós. Simboliza nossa compaixão pelas lutas de revitalização do São Francisco, a reivindicação de direitos dos ribeirinhos e da Irmã Mãe Terra, bem como nosso compromisso com a Ecologia Integral. Em todos os propósitos que nos levam a tomar parte desse caminho soa forte a valorização da vida. Desse modo, ao ler os fatos que a atual conjuntura nos apresenta, de crise sistêmica agravada pela pandemia do novo coronavírus, mantemos nosso canto e nosso refrão em favor da vida.

Nesse sentido, recordamos o convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a respeito da Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade e vida: dom e compromisso, que nos coloca diante da parábola do bom samaritano (cf. Lc 10, 25-37), que viu, sentiu compaixão e cuidou daquele que estava caído à margem do caminho. Entendemos que o bom samaritano só teve compaixão porque, ao ver o homem quase morto na estrada de Jerusalém para Jericó, foi capaz de parar. Quando paramos, somos capazes de melhor compreender, refletir e contemplar a realidade que se apresenta aos nossos olhos. Assim, percebemos o quanto os momentos de parada são importantes em nossas vidas. Parar nos permite ver a realidade em sua profundidade, discernir nossas ações e agir coerentemente com a filosofia do cuidado e do amor ao próximo.

Durante duas vezes, enquanto equipe coordenadora da Marcha Franciscana 2020, também paramos para rezar, refletir e planejar, em nossas reuniões, que “um novo caminho sempre é possível”. Ao celebrarmos 20 anos da existência da Marcha na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, pensamos conjuntamente em um novo percurso, muito entusiasmante, que abrange as bacias do Rio Grande e do Rio São Francisco. Contudo, não cogitamos a possibilidade de estarmos inseridos num contexto grave, como se apresenta o cenário atual. Aproximadamente no dia 20 de março, o Ministério da Saúde relatou o diagnóstico da transmissão comunitária da Covid-19 no território nacional. Nos últimos dias, diversos municípios brasileiros já decretaram confinamento (lockdown). Indignamo-nos a respeito da situação brasileira, que segue aumentando o número de contágios, principalmente pela negação dos fatos, ideologias fanáticas perversas e irresponsabilidade social.

Diante de tantos desafios e preocupados com o bem-estar de todos, nós, da coordenação da Marcha Franciscana 2020, orientados pelo Conselho da Província Santa Cruz, comunicamos, oficialmente, o cancelamento da Marcha Franciscana agendada para os dias 18 a 25 de julho. Que essa parada, em um momento tão significativo, em que iríamos completar 20 anos de caminhada, se transforme num frutuoso retiro, em um momento oportuno para olharmos com compaixão àqueles que sofrem, refletirmos sobre a necessidade da conversão do nosso estilo de vida e rezarmos pela saúde e pela paz, que nossa fraternidade universal tanto precisa, em tempos de enfermidades e de violência social.

Permaneçamos firmes na oração e perseverantes em nossos propósitos do bem, desejosos e contribuidores de um novo tempo. Que amemos mais a vida como dom e compromisso, assim como nos ensina a solidariedade de Santa Dulce dos Pobres. Cantemos a esperança, unidos com São Francisco, com todas as criaturas, com todos nossos irmãos e irmãs sofredores do nosso tempo.

Abraço em São Francisco e Santa Clara de Assis,

  • Frei Ademilson Salvino dos Santos, OFM
  • Jéssica Lohany Marques Pereira
  • Milene Fernandes
  • Frei Renieverton Telles de Oliveira, OFM
  • Coordenação da Marcha Franciscana 2020
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação