Assembleia Provincial: encerramento
Notícias
            Informações             Notícias             Assembleia Provincial: encerramento
25/10/2019 EPC Notícias Assembleia Provincial: encerramento
A+ a-

O último dia da Assembleia Provincial da Província Santa Cruz em Santos Dumont, no Seminário Seráfico Santo Antônio, com massiva presença dos frades, foi iniciado com o Ofício Divino das Comunidades da memória de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.

Em seguida os participantes se dirigiram para a assembleia para realizar a avaliação desses dias de encontro. Nessa ocasião, Frei Geraldo van Buul leu a mensagem enviada pelo Provincial da Província dos Santos Mártires de Gorgum, frei Theo van Adrichem pela celebração dos 70 anos de instalação da Província Santa Cruz.

Em seguida, foi inaugurado o Memorial da Província Santa Cruz, no Seminário Santo Antônio em Santos Dumont, em espaço definitivo, apropriado, devidamente preparado e organizado, no ensejo de que a memória viva de nossos antepassados não nos deixe perder “o ponto de partida” (Santa Clara) de nossa vida e missão, alimentando-nos sempre mais em nossa vocação. Nessa ocasião, os frades conheceram esse novo espaço que visa resgatar a história da caminhada da Província Santa Cruz. Trata-se de um resgate da memória de mais de cem anos de história da Província Santa Cruz. História que começa com a chegada dos frades menores holandeses em Manaus em 1899, passando pela sua transferência e estabelecimento em Minas Gerais e expansão ao Rio Grande do Sul e ao Extremo Sul da Bahia.

É também significativo que o local destinado ao memorial seja o antigo presbitério da capela do seminário, sendo o próprio espaço, por si só, uma genuína memória provincial. Por esse motivo, o Seminário Seráfico Santo Antônio, fundado em 1941 em Santos Dumont-MG, foi escolhido como o guardião da memória provincial. E não por menos: esta casa gerou muitos filhos para a Província Santa Cruz, acolheu diversas gerações de frades no trabalho da formação inicial e se tornou casa de encontro dos frades.

Após conhecerem este espaço, os frades seguiram para um momento simbólico nas dependências do seminário. Frei Hilton Farias de Souza – Ministro Provincial -, Frei Geraldo van Buul – da Província-mãe, dos Santos Mártires de Gorgum, na Holanda – e Frei Plácido Roabert – da Província-filha, São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul – plantaram três árvores em alusão a memória dos 70 anos da instalação da Província Santa Cruz.

Por fim, em celebração solene na memória de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão os frades se dirigiram para a capela conventual na qual elevaram suas vozes e corações em agradecimento a esses 70 anos, com suas luzes e sombras, e celebrando os jubileus dos confrades:

De Vida Consagrada

  • Frei José da Cruz Kokkelkoren (60 anos)
  • Dom Freio Dario Campos (50 anos)
  • Frei Pedro José de Asssis (40 anos)
  • Frei Donizete Afonso da Silva (30 anos)
  • Frei Fabiano Aguilar Satler (25 anos)

De Ordenação Presbiteral

  • Frei Ronaldo Zwinkels (60 anos)
  • Frei Eliseu Tijdink (60 anos)
  • Dom Frei José Belisário da Silva (50 anos)
  • Frei João José de Jesus (40 anos)
  • Frei Flávio Silva Vieira (30 anos)

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação