Assembleia da Formação Inicial 2019
Notícias
            Informações             Notícias             Assembleia da Formação Inicial 2019
21/08/2019 Filipe Penasso Notícias Assembleia da Formação Inicial 2019
A+ a-

Acompanhada pelo inverno da Serra da Mantiqueira, a Assembleia de Formação Inicial englobou cinco dias: de 14 a 18 de agosto. Entre o frio já esperado na região de Santos Dumont, mais especificamente no Seminário Seráfico Santo Antônio, e o sol tímido que nos prestigiava com sua presença quase despercebida nas manhãs geladas, consolidou-se a troca de experiências entre as casas de formação inicial junto à fortificação da fraternidade e o convívio dos irmãos.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Foram dias enriquecedores que acompanharam o tema proposto: "O Espírito de Oração e Devoção e Música na Identidade Franciscana da PSC". Interesse comum que exprimiu importância em diversos aspectos; seja no campo devocional da fé, tendo a música como instrumento que auxilia na sintonia entre o humano e o divino, e também no artístico, possibilitando o despertar de emoções que só a arte é capaz de fazer no ser humano. Em outras palavras, talvez, tornar a vida mais poética, mais bela e mais leve.

Desse modo, os dias foram marcados por belíssimas orações e celebrações eucarísticas; exposições e apresentações instrumentais dos integrantes; declamação de poemas; artesanato; canto; encenação... O Lago dos Cisnes contrastou com o pássaro vermelho assassinado na tragédia de Brumadinho; um sarau com canções tocadas em flauta doce, piano e violão ecoaram pelo salão; o encontro de São Francisco e o Sultão em combinações animadas junto à conscientização de problemas atuais enfrentados por nossa sociedade no âmbito político mostraram facetas de realidades passadas conjugadas com as atuais. Tudo era arte. Tudo era belo. A poesia se fez presente e nos levou pelas veredas da imaginação.

Não se pode deixar de mencionar as três aulas ministradas por Frei Joaquim Fonseca no que tange a música em função da oração. Por três manhãs pudemos aprimorar nosso conhecimento a respeito do tema e desenvolver a percepção da notoriedade da música em várias vertentes atuais. Ao fim, uma partilha dos integrantes com suas deliberações firmando o real significado de assembleia: reunir-se para discutir a respeito de temas e interesses em comum.

Sintetizando os fatos, foram dias extremamente bem aproveitados de vivência do carisma franciscano. Um ideal a ser seguido em meio à partilha do conhecimento, da arte, da oração e da unidade fraternal. Uma acolhida familiar, onde todos eram irmãos, para sentir na música a energia harmonia que ecoa aos cantos, unindo a arte ao artista, o ouvinte ao músico, a plateia ao ator, o problema à solução, as cordas vocais ao espírito e o espírito a Deus.     

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação