“Uai” daqui e “olha já” de lá: O primeiro mês dos postulantes da custódia em terras mineiras
Notícias
            Informações             Notícias             “Uai” daqui e “olha já” de lá: O primeiro mês dos postulantes da custódia em terras mineiras
09/09/2021 Leandro Kamal Tomé Diniz Notícias “Uai” daqui e “olha já” de lá: O primeiro mês dos postulantes da custódia em terras mineiras
Fraternidade do Postulantado e Frei Vicente Paulo, OFM. Foto: Leandro Diniz.
A+ a-

Passado um mês desde que embarcamos nesta nova jornada da nossa formação. Estamos realizando a segunda parte do postulantado, agora na Província de Santa Cruz, mais especificamente na casa do Postulantado na cidade de São João del-Rei, região mineira do Campo das Vertentes. Desde que chegamos aqui fomos muito bem recebidos pelos frades que compõe a fraternidade, a saber:  Frei Arlaton Luiz, OFM (mestre), Frei Kelisson Machado, OFM (vice-mestre) e Frei Irwin Couto, OFM (guardião); por aqueles que não moram aqui, mas já tivemos a oportunidade de conhecer e claro, pelos nossos novos companheiros de jornada, os postulantes daqui. No total somos dez postulantes (Sete da Custódia São Benedito e três da Provícia de Santa Cruz). Estamos nos entrosando de uma maneira muito natural, afinal, somos todos irmãos de caminhada rumo ao noviciado.

Durante este primeiro mês acredito que nos adaptamos muito rápido com a dinâmica da casa, até porque já tínhamos uma rotina semelhando no Kabiará (Casa de Postulantado localizada na cidade de Santarém). Ninguém tem medo de trabalhar, estudar e de se dedicar à música. Gostaria de destacar a característica musical da Província Santa Cruz ao qual temos a graça de vivenciarmos neste período. A música é parte do nosso cotidiano em todos os momentos e isso é muito agradável, afinal: “quem canta (ou toca) seus males espanta”. Os momentos de formação, vida fraterna e oração pessoal têm sido riquíssimos. Estamos tento o privilégio de aprender e, com certeza aprenderemos muito mais, pois está apenas começando!

Capela do Postulantado e cidade de São João del-Rei . Foto: Leandro Diniz.

Nós estamos desfrutando o máximo que podemos da formação e do local onde estamos. Tudo é muito lindo por onde passamos. Muita história pode ser percebida através da arquitetura, da culinária, da cultura, do sotaque. Muita coisa diferente da nossa realidade amazônica e isso faz com que queiramos aprender mais, saber mais e aproveitar mais. Mesmo assim alguém pode perguntar: então, não estão sentindo saudades? Um pouquinho! Por aqui está frio e, ainda que reclamemos do calor da Amazônia, têm dias que o queremos. Por aqui não têm algumas das nossas famosas comidas do norte, mas têm muita coisa deliciosa também. Por enquanto estamos tão entusiasmados com tudo que estamos vivendo que, ainda não deu para sentir a saudade batendo forte.

Estamos vivenciando este tempo como um privilégio. Temos a chance de conhecer novas pessoas, e diversas formas de viver o franciscanismo no contato com uma nova cultura. E relato que nestes dias a felicidade foi ainda maior, pois todos nós já recebemos a primeira dose da vacina contra COVID-19. Mais um privilégio nosso. Deus é bom. Ele é bom o tempo todo.

Postulantes em frente de uma Igreja histórica. Foto: Leandro Diniz.

Ao terminar esta comunicação peço que sejamos recordados nas vossas preces. Não apenas eu, mas meus irmãos Pedro Olavo, Heiler Corrêa, Juan Kaio, Felip Barbosa, Antonio Magno e Gabriel Dezincourt contamos com as orações de vocês. Estejam certos de que estamos rezando por todos. Daqui do friozinho das terras mineiras, mando um abraço caloroso para cada um.

-----

Por Leandro Kamal Tomé Diniz

Postulante Franciscano na Custódia São Benedito da Amazônia

Publicado originalmente em: https://franciscanosamazonia.org.br/

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação