O grupo do dos Amigos de São Francisco é compostos por pessoas que se interessam em viver a espiritualidade Franciscana e o carisma de São Francisco de Assis, no dia-a-dia, em nossos trabalhos, na vivência familiar, social e comunitária.

Cada fraternidade dos “Amigos de São Francisco” tem autonomia para organizar-se de acordo com a possibilidade de seus membros. O importante é que estão todos unidos pelo ideal de semear a paz e o bem por onde passam, não se esquecendo da oração pela fraternidade e pelas vocações.

Como Amigos de São Francisco, os membros do grupo querem estar unidos pela fraternidade, como nos disse São Francisco, acolhendo o outro como irmão(a), pois é na vida fraterna que se vive a experiência de oração e de encontro com o Senhor.

Assim, repetindo este mesmo intuito de São Francisco de Assis, O grupo dos Amigos de São Francisco, se reúnem mensalmente (ou de acordo com a realidade local de cada grupo), em um encontro fraterno de oração e meditação do carisma Franciscano por meio do livro: “Amigos de São Francisco em Oração!”, ou por meio das leituras dos textos enviado no Jornal Amigos de São Francisco.

Inspirados nesta atitude, expressão profunda de carinho com Francisco e Santa Clara de Assis, acreditamos que esse gesto é uma resposta concreta que São Francisco de Assis escreveu no seu testamento: “E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que devia fazer, mas o próprio altíssimo me revelou que devei viver segundo a forma do santo Evangelho” (Test 14-15).

Por isso, ser um Amigo de São Francisco é viver a fraternidade na sua mais ampla dimensão da vida fraterna. Para o próprio Francisco, desde as origens, o Senhor manifestou a ele que deveria viver o Evangelho com os irmãos.

Por outro lado, é também um gesto concreto à proposta do Senhor quando nos diz: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc16,15).

Hoje os Amigos de São Francisco se encontrão em várias partes de Minas Gerais, evangelizando e rezando pelas vocações franciscanas, como verdadeiros filhos e filhas de São Francisco de Assis.

Por isso, sua participação no grupo é de fundamental importância, onde:

1. Você fará parte de um grupo de IRMÃOS E IRMÃS, construindo a fraternidade franciscana em sua paroquia e comunidade, firmada na simplicidade, no acolhimento e na alegria.

2. Você receberá material para refletir sobre a Espiritualidade e o Carisma de São Francisco e Santa Clara de Assis.

3. Você assumirá o compromisso de rezar pelas vocações, de forma especial pelas VOCAÇÕES FRANICSCANAS na Ordem dos Frades Menores.

Nos Frades da Província Santa Cruz, estamos conscientes que o carisma Franciscano presente nos grupos dos Amigos de São Francisco deve continuar sendo difundido e temos orgulhar de poder contar com cada um de vocês nesta grande corrente de oração pelas vocações franciscanas.

ORGANIZAÇÃO DOS AMIGOS DE SÃO FRANCISCO

Cada fraternidade tem ao menos uma pessoa que a coordena que é chamada de “Amigo(a) Cooperador(a)”. Contudo, muitos amigos, no entanto, não estão ligados à fraternidade. São pessoas que querem aprofundar o carisma e que não tem a oportunidade de participar de nenhum grupo, seja pela distância ou por outros impedimentos.

COMO PARTICIPAR

Se na sua comunidade já existe um grupo, procure o (a) Amigo Cooperador(a) e faça sua inscrição.

Se ainda não existe um grupo em sua Paróquia ou comunidade e você deseja fundar um, entre em contato com a Pastoral Vocacional Franciscana que você receberá todo o material e apoio necessários.

Se está impedido de participar de algum grupo, mesmo assim deseja ser um Amigo de São Francisco, envie seus dados para a Pastoral Vocacional e você será acolhido em nossa fraternidade, recebendo mensalmente o “boletim dos Amigos”, orações, notícias, capelinha franciscana e na ocasião do seu aniversário, iremos rezar por você e enviar um cartão de aniversário.