Província Santa Cruz - Formação do Frade - OFM
Por que ser Franciscano?
            Pastoral Vocacional             Por que ser Franciscano?      

Ser Franciscano é...

Viver uma vida simples e desprendida; Viver mais a fundo a caridade, a pobreza e a humildade que Francisco viveu; Ter coragem de dar a vida por Cristo e seu Evangelho; Gostar de viver em fraternidade; Promover a Justiça, Paz e Integridade da Criação.

O Frade Franciscano se consagra a Deus a serviço dos Irmãos, vivendo em fraternidade, em um espírito de oração e devoção, atuando numa grande variedade de atividades e campos de Missão.

Assumindo trabalhos humildes dentro de uma comunidade dedicando-se aos trabalhos manuais ou serviços domésticos;

Trabalham com os jovens, com os operários e com os pobres;
Dedicam-se à pastoral nas paróquias de pequenas ou grandes cidades ou em comunidades rurais e periféricas;

Ministram aulas em Faculdade e Colégios;

Atuam como missionários aqui no Brasil ou em algum país estrangeiro;

Dedicam-se ao Meio de Comunicação da Província;

Ajudam na formação dos jovens que desejam ser frades;

Atuam no serviço de animação vocacional;

Promovem a dignidade humana através dos projetos sociais: (Educafro, Reveja, Irradicação da Eliminação da Hanseníase, Irmão Sol, creches, asilos, etc.)

 

ETAPAS FORMATIVAS

  • Acompanhamento
  • Aspirantado
  • Postulantado
  • Noviciado
  • Pós-Noviciado

Acompanhamento Vocacional - PVF

De repente, você se sente com dúvidas e inquietações: “acho que Deus me chama para ser um seguidor de São Francisco de Assis. Mas como saber se é isso mesmo que Deus quer de mim? Será que eu posso? Darei conta?”

A missão da Pastoral Vocacional Franciscana é coordenar e animar, e ao mesmo tempo oferecer a primeira chance para um contato mais direto conosco, através dos chamados encontros vocacionais.

Nos encontros vocacionais vocês será por um animador vocacional da Província Santa Cruz, que irá acompanha-lo da melhor maneira possível para que assim você possa discernir melhor sua vocação.  Participando de nosso acompanhamento Vocacional, o jovem vocacionado, participara do Encontrão Vocacional, que tem por objetivo o aprofundamento vocacional, em vista a uma tomada de decisão de viver a vida inspirada no ensinamento de São Francisco de Assis, comtemplando o Evangelho de Jesus Cristo.

Animador vocacional provincial

Frei Adenilton Reis Pereira Mendes, ofm
pazebem.psc@gmail.com

Av. Gabriel Rezende Passos, 133 – Betim-MG

CEP 32603-246
Fone: (31) 3531-1165

 

ASPIRANTADO

Nesta etapa o jovem inicia seu caminho de formação sendo inserido numa vida de oração, estudo, convivência fraterna, lazer e trabalho. O Aspirantado está localizado na cidade Santos Dumont-MG e tem como finalidade dar continuidade ao discernimento vocacional do jovem e proporcionar-lhe a experiência de vida fraterna juntamente com os frades da fraternidade.

POSTULANTADO

A etapa do Postulantado é realizada na cidade São João Del-Rei-MG, é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida e entrar na Ordem dos Frades Menores. Nesta etapa de formação, o jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado.

NOVICIADO

A etapa do Noviciado está localizada na cidade de Montes Claros-MG, tendo como um tempo intenso de conhecimento da vida Franciscana, de vivencia em fraternidade, de estudo, oração e trabalho.

O Noviciado, é um tempo de vivencia dos valores fundamentais da vida religiosa franciscana. No fim do noviciado, o frade professa, pela primeira vez, a Regra dos Frades menores, consagrando-se por um período determinado de tempo, os votos de obediência, castidade e sem nada de próprio..

PÓS-NOVICIADO

O tempo da Profissão temporária acontece na Cidade de Betim-MG, é o período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão; além do discernimento maior de sua vocação tanto presbiteral como laical.  realizando o estudo de filosofia, teologia ou outro curso corresponde ao seu carisma e missão!

Nesta etapa, além de cursar a faculdade de Filosofia ou teologia, o neoprofesso na Ordem Franciscana também à ajudar nas paróquias, vida da província nos projetos sociais e assessorando grupos e assumindo diversas atividades.

 
 
 

 

Entre em contato conosco e descubra como é bom ser Franciscano!

Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Seth Comunicação