“Ite, nuntiate...”: estas palavras dirigidas a Maria Madalena e à outra Maria pelo Senhor Jesus Ressuscitado e a nós referidas por Mateus em seu Evangelho (28,10) continuam ecoando hoje no vazio do túmulo, chamando com força a nós Frades e Menores para responder com uma nova convicção o dom da vocação evangélica. O seu convite para “ir e anunciar” reveste nossa vida de ressuscitados com ele, suscitando em nós dinamismo, energia, empenho e criatividade.
Com este espírito de alegria e de santa novidade apresento-lhes este subsídio que o secretariado Geral para as Missões e a Evangelização quer oferecer a todos vocês como Diretrizes sobre as Novas Formas de Vida e Missão. Estas Novas Formas são formas de restituição ao Senhor do dom da nossa vocação e exprimem na prática o empenho com o qual a Ordem quer revitalizar a sua presença no mundo de hoje.
O intuito deste subsídio é indicar e tornar sempre mais e melhor conhecidas estas Novas Formas a todos os Frades e, in primis, aos Ministros Provinciais e aos Custódios, os quais têm a tarefa de discernir a inspiração dos Frades a eles confiados, de encorajá-los e de segui-los de perto na constituição de novas Fraternidades.