“A Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis, é uma fraternidade na qual os irmãos, seguindo a Jesus Cristo mais de perto e sob a ação do Espírito Santo, consagram-se, pela profissão, totalmente a Deus, o sumo bem, vivendo o Evangelho na Igreja, segundo a forma observada e proposta por São Francisco.”(Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, Art. 1,1)

Em outras palavras, somos uma fraternidade de consagrados que se colocam no seguimento de Jesus Cristo na forma de vida iniciada e proposta por Francisco de Assis e seus primeiros companheiros. É assim que os Franciscanos – nome popular dos Frades Menores – se reconhecem e buscam viver a sua vocação.

A Ordem dos Frades Menores, formada por cerca de 14.000 frades e presente em 119 países, está organizada em regiões chamadas Províncias ou Custódias (dados de 31/12/2015).

Aquilo que veio a se constituir em 1950 como a atual Província Santa Cruz é o resultado da presença e da ação evangelizadora dos frades franciscanos no Estado de Minas Gerais e no sul do Estado da Bahia desde o ano de 1900, quando chegaram à Amazônia os primeiros frades da atual Província, vindos da Holanda.

Sediada em Belo Horizonte, a Província Santa Cruz, mantém uma forte atuação evangelizadora e social baseadas na fé cristã e nos ensinamentos e valores difundidos por São Francisco de Assis.

A Província Santa Cruz é dirigida e animada por um Governo Provincial formado por frades eleitos a cada três ou seis anos. Esse Governo, em comunhão com os demais frades, é encarregado de executar as diretrizes estabelecidas pelos frades em suas assembléias periódicas chamadas de Capítulos provinciais, além de cuidar dos atos administrativos ordinários exercidos pela Cúria provincial.