Encontro de Leigos e Leigas da Província Santa Cruz 2022

Encontro de Leigos e Leigas da Província Santa Cruz 2022

O encontro foi marcado por um colorido diverso, contou com a participação de representantes das variadas frentes evangelizadoras, tanto paroquiais como trabalhos sociais e educacionais.

Frei Vitor Vinicios, OFM

A Igreja com seus batizados e batizadas vem se preparando para realizar o sínodo em 2023 cujo tema é “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Retomar essa temática é retornar ao cerne que constitui a Igreja na sua origem, configurada nos seus diversos ministérios e realidades.

Segundo o Papa Francisco, o “caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio (Papa Francisco, 17 de outubro de 2015). Em consonância com esse chamado, o Secretariado de Missão e Evangelização, promoveu nos dias 7, 8 e 9 de outubro, o primeiro encontro de Leigos e Leigas da Província Santa Cruz do triênio (2022-2024) corrente, realizado no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis- MG.

O encontro foi marcado por um colorido diverso, contou com a participação de representantes das variadas frentes evangelizadoras, tanto paroquiais como trabalhos sociais e educacionais. Esse momento foi marcado por dois objetivos que foi a formação e a convivência, a formação teve como escopo o tema da ‘Sinodalidade’ que é, justamente, o caminhar junto. Nesse propósito, contamos com a assessoria do Irmão Denilson Mariano, da Congregação Sacramentinos de Nossa Senhora, que nos possibilitou refletir, questionar e apontar novas sugestões e caminhos a serem trilhados. Em relação a convivência, foi marcada por troca de olhares, conversas amistosas, sorrisos, partilhas de experiências, oração e, claro, muita comida boa.

Em síntese, nós, frades menores da PSC, queremos ouvir nossas realidades no intuito de sermos cada vez mais fiéis a proposta do Evangelho a maneira de Francisco de Assis. Assim, o encontro já vislumbra o nosso próximo passo que será o Congresso de Missão e Evangelização que ocorrerá em 2023 que nos faz, juntos, construir esse caminho na certeza de que o Espírito nos move para que consigamos dar os passos certos e necessários no caminho da evangelização.

Confira fotos do evento:

Leia outras notícias