Vem aí… IV Congresso Vocacional do Brasil
Notícias
            Informações             Notícias             Vem aí… IV Congresso Vocacional do Brasil
25/09/2018 Ir. Clotilde Prates de Azevedo, ap Notícias Vem aí… IV Congresso Vocacional do Brasil
A+ a-

A convocação para a realização da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”, desencadeou na Igreja um grande processo de envolvimento e participação de todos os setores eclesiais no grande debate sobre as mudanças que afetam as Juventudes também no campo das escolhas vocacionais. Será na esteira desta reflexão que se inserirá o IV Congresso Vocacional do Brasil, que terá como tema “vocação e discernimento” e como lema “mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 25,4).

O Congresso, proposto pela Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC), em parceria com outras instituições, como a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e o IPV (Instituto de Pastoral Vocacional), acontecerá na cidade de Aparecida/SP de 05 a 08 de setembro de 2019.

Ao conclamar o Sínodo sobre a Juventude, o papa Francisco lançou um apelo à Pastoral Vocacional para que seja formadora de “guias especializados” que saibam acompanhar os jovens desta nova geração. Jovens marcados pelos desafios e belezas desta “mudança de época”. 

Para responder a esse apelo, será de fundamental importância que o tempo de preparação do IV Congresso Vocacional seja marcado por uma mudança profunda de mentalidade e ação nos animadores e animadoras vocacionais:  passar do recrutamento de agentes sociais a verdadeiros discípulos de Jesus, mediante a pastoral do encontro com o Senhor. Para isso é necessário o contínuo movimento de descida ao complexo chão da realidade, onde a “experiência de fé cristã se encontra hoje em uma espécie de estado generalizado de busca e recomeço”, como afirma o documento sobre a Iniciação Cristã em seu número 52.

Descer à realidade para “ver e escutar” a pluralidade das juventudes no contexto atual e escutar o grito que nasce no coração dos jovens que não suportam as injustiças e não desejam inclinar-se à cultura do descarte, nem ceder à globalização da indiferença.

Jovens que desejam empreender um verdadeiro itinerário de discernimento para descobrir e viver o projeto de Deus sobre sua vida; jovens que desejam ser construtores do Reino de Deus e agentes de transformação da realidade. Neste contexto é necessário o discernimento e a profecia para superarem as tentações da ideologia e do fatalismo, para descobrirem, no relacionamento com o Senhor, os lugares, os instrumentos e as situações através dos quais Ele chama.

  •  Ir. Clotilde Prates de Azevedo, ap
  • Assessora Executiva CRB Nacional
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação