Sobre o XVI Encontro Cultural Franciscano
Notícias
            Informações             Notícias             Sobre o XVI Encontro Cultural Franciscano
17/10/2018 Por Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira Notícias Sobre o XVI Encontro Cultural Franciscano
A+ a-

O protagonismo do laicato, na igreja e na sociedade, foi o centro das atenções no XVI Encontro Cultural Franciscano, ocorrido na cidade de Divinópolis, entre os dias 9 e 14 de setembro.  O tema escolhido "Laicato, Espiritualidade e Política" convergiu com a celebração na Igreja do Brasil do “ano do laicato”, cujo lema, retirado do Evangelho de Mateus, situa os cristãos leigos e leigas, como sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5, 13-14).

Para este ano, a comissão organizadora do Encontro Cultural foi composta por Frei Lucas Pereira, Frei Laércio Jorge de Oliveira, Frei Arlaton Luiz Soares, Erivelta Diniz e Mauro Eustáquio Ferreira.

O encontro iniciou-se, no dia 09, com a celebração do jubileu de 50 anos de ministério presbiteral de Frei Celso Márcio Teixeira.

O segundo dia (10) foi dedicado ao “cine dirigido”, ministrado por Frei Arlaton Luiz. O filme apresentado foi “Daens. Um grito de justiça”, que narra a história de operários numa cidade belga que viviam miseravelmente vítimas da exploração industrial, mas que com a chegada de um padre, inspirado pelas idéias da Rerum Novarum, de Leão XIII, a situação da cidade começa a mudar.

O terceiro dia (11) deu prosseguimento ao tema social e sua influência no laicato, confrontando fazendo um paralelo entre a doutrina social da igreja expressa na Rerum Novarum com a perspectiva social do “Manifesto Comunista”, de Karl Marx. A reflexão foi conduzida por membros da Associação dos Graduados e Estudiosos e Filosofia do Centro Oeste Mineiro (Agefil).

No dia 12 de setembro (quarto dia), o encontro refletiu sobre a espiritualidade do laicato, e contou com a palestra de Frater Henrique Cristiano, o qual baseou-se no seu novo livro “A Espiritualidade do Leigo”, obra conjunta com Frei Fabiano Satler.

O quinto dia (13) foi dedicado a rodas de conversas em torno do tema: “o leigo e a política”. Os participantes estudaram o material de fé e política, produzido por nossa província, que propõe importantes reflexões sobre as eleições deste ano.

O encontro encerrou-se no dia 14, com a festividade da Santa Cruz. A Celebração Eucarística presidida por Frei Vicente Ronaldo contou com a participação de leigos e leigas engajados nas pastorais sociais da igreja divinopolitana. 

O espírito de circularidade, na comunhão das diferenças marcou o encontro. Nesse sentido, privilegiou-se as rodas de conversas e as mesas redondas, intercaladas com apresentações artísticas promovidas por músicos e poetas da cidade.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação