Semana Franciscana de Estudos em Goiás
Notícias
            Informações             Notícias             Semana Franciscana de Estudos em Goiás
22/01/2019 Frei Daniel Faria, OFM Notícias Semana Franciscana de Estudos em Goiás
A+ a-

Entre os dias 13 a 18 de janeiro ocorreu, na cidade de Anápolis, em Goiás, a Semana de Estudos Franciscanos da Província do Santíssimo Nome do Brasil.

Em um sentido de colegialidade a Província Santa Cruz designou os frades: Frei Daniel Faria e Frei Higor Ferreira, para participarem e conviverem com os frades do Convento Regina Minorum.

Com o tema “Guilherme de Ockham e prelúdio da Modernidade”, e assessorados pelo Professor Doutor Luís Evandro Hinrichsen (PUC-RS), os frades puderam visitar e aprender um pouco mais das obras e comentários desse grande pensador franciscano medieval.

Considerado como um dos grandes pensadores de sua época, Guilherme de Ockham, foi um frade franciscano que viveu entre 1285 e 1349. Lecionou em Oxford e na casa Franciscana em Londres, entre e 1315 e 1323. Em sua vivência acadêmica Ockham foi acusado de heresia, por isso viveu na corte pontifícia em Avinhão entre 1324 e 1328. Solicitado a examinar textos pontifícios sobre a pobreza franciscana, acabou envolvendo-se na polêmica entre os frades e o papa João XXII, refugiando-se, junto com outros colegas, na corte de Luís da Baviera, a fim de não ser preso. A partir de 1333 dedicou-se quase que exclusivamente a questões políticas.

Estudos mais recentes consideram-no como o medieval mais próximo da modernidade e foi nesse sentido que a Semana de Estudos Franciscanos enveredou-se. Partindo de sua biografia e entrando nos escritos políticos de Ockham, formatados ao final de sua vida, os frades analisaram suas obras tendo em vista nossos tempos modernos.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação