São Francisco de Assis e o medo de parecer idiota
Notícias
            Informações             Notícias             São Francisco de Assis e o medo de parecer idiota
09/08/2018 O Catequsita Notícias São Francisco de Assis e o medo de parecer idiota
A+ a-

Nós cristãos, inúmeras vezes, ficamos em dúvida se devemos tomar esta ou aquela atitude. Se falarmos ou agirmos conforme o que achamos certo, vamos ser mal interpretados e mal vistos pelas outras pessoas? Não seria melhor ficarmos quietos? Mas se não agirmos, vamos ficar em paz com nossa consciência?

São Francisco de Assis também experimentou esse tipo de indecisão. Nessas ocasiões, para tomar o melhor caminho, orava e pedia conselho a seus irmãos franciscanos.

Um episódio muito interessante ocorreu durante a Quinta Cruzada. São Francisco de Assis estava no Egito, pregando para as tropas e ajudando os cristãos doentes que participavam do cerco à Damieta. Os cruzados planejavam um novo ataque às muralhas muçulmanas, mas o santo sabia que aquilo resultaria em uma trágica derrota.

Então, disse a seus companheiros: "Esta batalha não será favorável aos cristãos, mas se eu disser isso, vão tomar-me por idiota. Por outro lado, se ficar calado, minha consciência não me deixará em paz. Que achais que devo fazer?".

Um dos irmãos deu um ótimo conselho a Francisco: "Não penses em como te julgarão. Não será a primeira vez que serás tomado por idiota".

Que Deus nos dê a graça de vivermos em paz com o fato de que muitas vezes, por viver e pregar os valores cristãos, seremos tidos pelas pessoas ao nosso redor como idiotas - especialmente as pessoas do mundo, ou até mesmo os católicos que possuem uma mentalidade mundana, e não conforme o Espírito Santo.

Tá tudo bem, tá tudo certo! Como São Paulo diz, o que é loucura para os homens, é sabedoria para Deus. Relaxe mantenha a paz de espírito. 

Quem não tem esse entendimento fica tentando fazer malabarismos inúteis, preso na ilusão de que é sempre possível agradar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.

Queremos ser bons cristãos, mas sem jamais parecer estranhos, tolos ou "fanáticos" diante de nossos amigos. E damos a nós mesmos a desculpa de que, se parecermos esquisitos aos olhos das pessoas do mundo, não vamos evangelizar ninguém. No fundo, só estamos mesmo servindo à nossa vaidade.

Você acha então que um cristão morno evangeliza o mundo? Quantas pessoas você já trouxe para Cristo, sendo um cristão cool, que coloca o cuidado com a sua imagem à frente da obrigação de viver e pregar a verdade?

Que Deus nos ajude a não termos medo de parecer idiotas. Se formos como Cristo quer que nós sejamos, seremos tomados por idiotas mil vezes ao longo de nossa vida. Assim seja!

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação