O Definitório Geral da Ordem dos Frades Menores na Terra Santa
Notícias
            Informações             Notícias             O Definitório Geral da Ordem dos Frades Menores na Terra Santa
16/10/2018 Giovanni Malaspina Notícias O Definitório Geral da Ordem dos Frades Menores na Terra Santa
A+ a-

Após uma semana rica de encontros, chegou ao fim a visita do Definitório Geral da Ordem dos Frades Menores na Terra Santa.Sob a direção de Fr. Michael Perry, Ministro Geral da Ordem,os Frades do Definitório conseguiram conhecer várias Fraternidades na Terra Santa, alternando oração e encontro com os confrades, na visita aos Lugares Santos, guiados por Frades da Custódia.

O Definitório Geral, composto pelo Ministro, seu Vigário eoito Frades que representam as diversas áreas do mundo, é ente colegiado com a tarefa de decidir sobre tudo o que diz respeito ao bem espiritual e temporal da Ordem dos Frades Menores. "A cada seis anos, visitamos todas as Conferências” - declarou Fr. Michael Perry - e essa é oportunidade para nós de visitar os confrades, ouvi-los, mostrar-lhes nossa proximidade e creio que essa prática seja muito importante para a Ordem e também para a Igreja”. 



O primeiro encontro, no dia 11 de outubro, foi com o Discretório da Terra Santa, ao qual seguiu o encontro com os Frades em formação, em Jerusalém, que residem no Convento de S. Salvador e no de Ein Karem. A sexta-feiracomeçamos com Missa no Campo dos Pastores, em Belém, à qual seguiu a visita e a procissão diária à Gruta da Natividade. Durante o almoço, com a Fraternidade de Belém, o Definitório encontrou-se também com os jovens aspirantes, a saber, os que transcorrem o ano em Belém, no ano que precede seu Postulantado. Os Frades do Definitório, depois, visitaram a ala arqueológica do Terra Sancta Museum, no Convento da Flagelação, em Jerusalém, logo antes de participar na Via-Sacra pelas ruelas de Jerusalém.

O sábado, dia 13 de outubro, foi dedicado à Galileia. De manhã, após a visita à Basílica da Anunciação,o Ministro Geral presidiu a Oração do Angelus. Depois do almoço, os Frades Definidores percorreram os passos de Jesus, à margem do Lago da Galileia, onde terminaram a jornada, participando na Festa do Santuário de Cafarnaum, na solene celebração eucarística, presidida pelo Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton. O domingo foi dedicado ao encontro com a Fraternidade inter-obediencial, em Emmaus-Qubeibeh, ao qual seguiu outro encontro, após o meio-dia, com os Frades da Custódia. O último dia começou com Missa na Edícula do Santo Sepulcro, e foi encerrado com visita ao Getsêmani e Monte das Oliveiras.


Foram momentos intensos e profundos, que deixaram espaço à reflexão pessoal, comentou o Ministro Geral, Fr. Michael Perry. "Creio que viemos para acolher e acompanhar os Frades que aqui residem, mas também acolher aquilo que o Senhor nos quer dizer, aquilo que o Senhor nos convida a fazer a serviço da Igreja católica, empenhada na busca dos sinais de esperança e alegria, a fim de coninuar dizendo que Cristo é o Centro de nossa vida e da vida de todo o mundo. "Estar aqui - declarou - "te abre à certeza que a verdadeira pérola escondida são os cristãos desta terra: pérolas para a Ordem, para a Igreja e toda a humanidade".

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação