III Congresso Franciscano Missionário da América Latina e do Caribe
Notícias
            Informações             Notícias             III Congresso Franciscano Missionário da América Latina e do Caribe
23/10/2018 Paulo Gustavo Notícias III Congresso Franciscano Missionário da América Latina e do Caribe
A+ a-

Os trabalhos foram abertos pelo Frei Edwin Alvarado, Ministro Provincial da Provincia Franciscana Nuestra Señora de Guadalupe en Centro América y Panamá. Com palavras de boas-vindas acolheu a todos, Frades, freiras e leigos, provenientes de vários paises da América Latina. A esperança de que o III Congresso Franciscano Missionário da América Latina e do Caribe apresente propostas concretas e que possam ser executadas a curto prazo foi a marca principal da abertura deste encontro internacional. Os 140 congressistas, entre frades e leigos, chegaram à Cidade da Guatemala durante o fim de semana e, nesta segunda, dia 22, todos estavam a postos para iniciar o encontro.

Ele lembrou da multidão de imigrantes da América Central que se dirigem para a fronteira dos EUA com o méxico! Centenas de pessoas passaram pela guatemala e foram recebidos por religiosos e leigos da Igreja que os ajudaram nalgumas necessidades.

Dando prosseguimento às reflexões tomou a palavra o Frei Luis Gallardo, Secretario Geral das Missões e da Evangelização da Ordem. Convocou a todos a construirem fraternidades proféticas, vivendo o carisma franciscano com seriedade.

Ao abordar os desafios e as possíveis respostas, o Secretário para a Evangelização enumerou seis cenários:

1) Religioso – Diante de uma religiosidade marcada pelo individualismo e pela busca de satisfação pessoal, também do drama do fanatismo religioso e de uma religião de comércio, somos chamados a uma pastoral atenta à realidade, comprometida com a profecia, com os jovens, em postura de diálogo e serviço.

2) Franciscano - A debilitação dos projetos missionários, o provincialismo, a carência de irmãos dispostos em abraçar as iniciativas missionária devem ter como resposta a retomada da Alegria do Evangelho, a superação do clericalismo, a missão compartilhada com os leigos, a evangelização em fraternidade.

3) Político, Social e Econômico – Diante da corrupção, do aumento da pobreza e da injustiça social, a busca do cultivo de uma consciência política e de um engajamento social maduro que supere a ingenuidade.

4) Migratório – O desafio do grande número de refugiados por causa da miséria, das guerras internas, dos desastres climáticos, dos governos autoritárias deve ter como resposta um olhar comprometido das fraternidades para com os irmãos e irmãs que vivem esta situação.

5) Ambiental - Frei Luís recordou que a Terra, nossa “Pacha Mamma está ferida e sangra rapidamente”. Este desafio demanda como resposta o promoção de um estilo de vida sóbrio e sustentável a partir de nossas fraternidades.

6) Tecnológico – Dentre os principais desafios em relação ao rápido avanço da tecnologia estão o risco da substituição da mão de obra humana pela máquina e também os novos tipos de relação inaugurados pela internet e pelos novos aparelhos. Testemunhar o Evangelho neste novo ambiente é uma urgência para os frades e fraternidades.

Frei Arturo Rios apresentou a todos os congressistas a memória histórica dos congressos anteriores acontecidos em Córdoba, Argentina (2008) e Canindé/Ceará - Brasil (2013) questionando sobre o que queremos apresentar como documento no final desse III Congresso acontecido na Guatemala.
Os trabalhos da manhã foram encerados com a participação dos Definidores Gerais para América Latina, Frei Ignácio Ceja e Frei Valmir Ramos que nos convidaram a todos na atualização do carisma franciscanos no dias de hoje. Alertando sobre o elemento fundamental deste carisma: Fraternidade Contemplativa em Missão um apelo aos frades e leigos a sairem ao encontro do próximo de modo especial dos mais marginalizados.

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação