Frei Joaquim Fonseca e Reginaldo Veloso lançam mais um livro
Notícias
            Informações             Notícias             Frei Joaquim Fonseca e Reginaldo Veloso lançam mais um livro
29/08/2018 EPC Notícias Frei Joaquim Fonseca e Reginaldo Veloso lançam mais um livro
A+ a-

Os autores publicam mais um volume para a coleção “liturgia e música” da editora Paulus.

O livro O que cantar no ciclo pascal: quaresma, tríduo pascal e tempo pascal? pretende ser um subsídio de formação litúrgico-musical para todo o povo de Deus, especialmente para as pessoas incumbidas de preparar as celebrações litúrgicas de nossas comunidades eclesiais. Cada canto é focalizado, a partir de sua “função ministerial” nas principais celebrações da Quaresma, do Tríduo Pascal e do Tempo Pascal.

A obra contém quatro capítulos. O primeiro, numa abordagem de cunho antropológico, faz uma “Leitura pascal da vida”. A tentativa é vincular o mistério pascal ao cotidiano das pessoas e vice-versa. O capítulo segundo discorre sobre “Cantar a Quaresma”. Num primeiro momento, dão-se as razões de nosso cantar nesse “tempo favorável” para, em seguida, apresentar e comentar o repertório. O terceiro capítulo versa sobre “Cantar o Tríduo Pascal”: as razões de nosso cantar e o repertório em si. O último capítulo, com a mesma estrutura dos dois anteriores, aborda “Cantar o Tempo Pascal”. Em suma, para cada tempo é dada uma introdução geral, e cada canto é apresentado a partir de seu contexto ritual.

O critério básico utilizado na escolha da amostragem do repertório foi o de sua vinculação com a Palavra de Deus (da respectiva celebração) e o tempo do ano litúrgico, conforme vem proposto no Missal Romano e no Graduale Romanum.

FONSECA, Joaquim; VELOSO, Reginaldo. O que cantar no ciclo pascal: quaresma, tríduo pascal, tempo pascal? São Paulo: Paulus, 2018, 216p.

Sobre a coleção

Esta publicação e mais outras três previstas contemplarão o canto e a música conforme os tempos do ano litúrgico e as principais festas do Senhor e de seus santos. Como os outros títulos da coleção, o objetivo desta obra é a formação litúrgica do povo de Deus, em especial das pessoas que desempenham ministérios litúrgico-musicais nas comunidades eclesiais. Todavia, a “formação” de que falamos, mais que intelectiva, é mistagógica, ou seja, busca conduzir a comunidade à centralidade do mistério celebrado.

Os autores

Joaquim Fonseca é presbítero da Ordem dos Frades Menores. Bacharel em Música e doutor em Teologia, com concentração em Liturgia; autor de livros e artigos sobre música litúrgica; foi assessor nacional da CNBB para a música litúrgica (2003-2006); é professor de Liturgia e Arte Cristã em faculdades de Teologia de Belo Horizonte; coordenou o canto e a música na V Conferência do Episcopado Latino-Americano, em Aparecida (2007); assessora cursos e encontros de formação litúrgico-musical em todo o Brasil.

Reginaldo Veloso caminha com as Comunidades Eclesiais de Base desde 1968. Participou de três Intereclesiais das CEBs (Santa Maria-RS, 1992; São Luiz-MA, 1997; Ilhéus-BA, 2000). Desde 1977 tem participado de tradicionais romarias ao Juazeiro do Padre Cícero; de 1978 a 1989, cuidou da Pastoral do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife. Em 1977, a pedido dos frades carmelitas da basílica do Carmo, no Recife, elaborou um Ofício da Virgem Maria, que mais tarde aprimorou, editando, pela Paulus, o Ofício da Mãe do Senhor. Desde os anos de 1980, vem participando da equipe que elaborou o Ofício Divino das Comunidades.

Detalhes do produto

  • Catálogo: Liturgia
  • Assunto: Celebração
  • Coleção: Liturgia e Música
  • Acabamento: Brochura
  • Idioma: Português
  • Edição:
  • Número de Páginas: 224
  • Editora: PAULUS Editora
  • Peso (em gramas): 232g
  • Ano Lançamento: 2018
  • Dimensões (cm): 13.5 (larg) x 21 (alt)
  • Código de Barras: 9788534947947
  • ISBN: 9788534947947

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação