Capítulo Provincial 2018 – 2º dia
Notícias
            Informações             Notícias             Capítulo Provincial 2018 – 2º dia
11/12/2018 EPC Notícias Capítulo Provincial 2018 – 2º dia
A+ a-

Santos Dumont – MG. O segundo dia do Capítulo Provincial da Província Santa Cruz foi reservado para um dia de recolhimento e oração. Padre Jaldemiro Vitório, SJ – da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte – assessorou o encontro e forneceu, tendo como base o texto das Diretrizes da Ação Evangelizadora da PSC, orientações e reflexões sobre a vida e missão dos franciscanos em Minas Gerais.

Na primeira reflexão, padre Vitório abordou a temática da fraternidade e da minoridade. Ressaltou que a nossa força está na fraternidade. Na parte da tarde, o assessor aludiu à dinâmica de ser frade menor solidário com os irmãos menores. Nos momentos de oração e na eucaristia os frades partilharam suas reflexões, esperanças e anseios.

Após o jantar, os frades se reuniram novamente na sala capitular para as comunicações. Nesta noite de terça-feira, os inscritos que tomaram a palavra foram:

1) Frei Francisco van der Poel, OFM partilhou com a assembleia sobre a reedição, pela Paulus, do livro Com Deus me Deito com Deus me levanto.  Além disso comentou sobre a escrita, em grupo, de um Livro Sagrado – Quando Deus andou no Mundo, que recolhe os provérbios e os cantos do Vale do Jequitinhonha no sentido de valorizar a cultura popular e religiosa desse povo.

2) Frei Adilson Corrêa da Silva e Frei Fábio L’Amour Ferreira esclareceram sobre o trabalho e a caminhada, como Igreja, do Grupo de Acolhida da Diversidade da Paróquia São Francisco das Chagas, no Bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte.

3) Os membros do Centro Franciscano de Defesa dos Direitos (CEFAD) - Frei Humberto Fernando Leite e Frei Valter Pinto Vieira Júnior - partilharam sobre os trabalhos realizados no triênio. Além disso, apresentaram uma nova imagem institucional do Espaço Franciscano e do andamento das obras do projeto da Casa Franciscana de Estudantes, no bairro Xangrilá, que visa acolher e propiciar o acesso ao ensino superior em um ambiente franciscano. Por fim, Frei Valter apresentou o resultado e o projeto final de uma parceria entra a agência ADERI (Associação e Desenvolvimento Integrado) e a Arquidiocese de Belo Horizonte para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté-MG. Aproveitando o assunto, Frei Francisco Alexandre Viana comentou sobre a irmandade (Gemellaggio) entre os santuários de Nossa Senhora da Piedade (Caeté-MG) e o Santuário de Nazaré (Nazaré, Palestina). Além disso, falou a respeito da edição de um livro que conta a história do trabalho do Comissariado da Terra Santa, sintetizando a presença e a história dos frades da Terra Santa no Brasil e, especialmente, em Minas Gerais desde 1726.

Por fim, os presentes entoaram o Tota Pulchra es Maria como gratidão pelo dia de trabalho.

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação